Escola Pitagórica. Em Crotona, nos arredores estéreis e rudes da ponta de Itália, Pitágoras fundou uma sociedade secreta dedicada ao estudo dos números.
Pitágoras ficou conhecido também como o "filósofo feminista", visto que na escola haviam muitas mulheres discípulas e mestres." Ainda segundo a Wikipedia, Pitagóras viveu entre o período de 570 à 490 antes de Cristo. E foi provavelmente durante o período de 530 ac que Pitagóras fundou a Escola Pitagórica.
“A finalidade da vida é libertar a alma do corpo”. Essa afirmação, um tanto estranha aos olhares modernos, é a herança da cultura órfica na Grécia antiga que teve acabamento com Pitágoras de Samos. ... A teoria da reencarnação das almas e a metempsicose são os pontos chaves da crença no aperfeiçoamento ou evolução da alma.
Escola eleática é uma escola filosófica pré-socrática. Recebeu esse nome em função da cidade Eleia (da antiga Magna Grécia), situada no sul da Itália e local de seu florescimento e beleza. Nessa escola encontramos quatro grandes filósofos: Xenófanes, Parmênides, Zenão e Melisso.
Tales, Anaximandro e Heraclito são os filósofos mais originais e criadores deste movimento. O primeiro propunha que a água era a origem do universo, a matéria-prima enquanto substância primordial fecundada pelo espírito, o arquê, que a animava.
Sendo assim, na Grécia diferentes escolas de pensamento racional queriam resolver o mesmo problema (qual a origem racional do universo) de maneiras diferentes. ... Seus pensadores são Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto e Heráclito de Éfeso.
Os pensadores da época que antecedem o grande filósofo Sócrates procuram a formulação de ideia sobre a gênese do Universo. A partir de observações rotineiras, a ideia era descobrir como era a realidade de um infinito ainda mais vazio que hoje. Tudo tem início com o observar da Terra; da natureza.