O Que Aprendemos Com O Filme Uma Prova De Amor?

O que aprendemos com o filme Uma prova de amor

O filme conta a história de Kate, uma adolescente portadora de leucemia desde pequenina e de sua família que luta para salvar sua vida. Para isso estão dispostos a ir até as últimas conseqüências. A pergunta fundamental que se passa no filme é: “Até que ponto você iria para salvar a sua família”?

Ver “Uma Prova de Amor” na HBO GO

Elena Sabe

FONSECA, Ana Carolina da Costa; EFROM, Cora. Uma prova de amor (My sister’s Keeper): doação de órgãos inter vivos e emancipação médica. In: Ana Carolina da Costa e Fonseca (Org) Cinema, ética e saúde / Obra de autoria coletiva – Porto Alegre, RS – Editora Bestiário, 2014, 376p.

Talvez não consigamos interferir neste processo, pois depende da vida e da vivencia de cada indivíduo. Das experiências que viveram durante seu caminhar e dos valores que defende para seu viver.

No Brasil, as pessoas com menos de 16 anos de idade são consideradas absolutamente incapazes para os atos da vida civil, sejam elas crianças – de zero a doze anos de idade incompletos – ou adolescentes – a partir dos doze anos de idade -, ao passo que os adolescentes com a idade entre dezesseis e dezoito anos são considerados relativamente incapazes para os atos da vida civil. É visando o fim desta incapacidade que existe, no ordenamento jurídico, a figura da emancipação, um instituto que antecipa a capacidade na esfera civil, a qual, legalmente, ocorre quando as pessoas atingem a maioridade, ou seja, os 18 anos completos, e se tornam habilitadas à prática de todos os atos da vida civil. Se tornam, portanto, plenamente capazes.

Enviar Submissão


		Enviar Submissão

Em resumo, Amor por Contrato traz uma critica a sociedade consumista dos tempos modernos e abre uma discussão muito interessante sobre o quanto nós, consumidores,

O filme uma prova de amor estrelado por Cameron Diaz é uma reviravolta nas relações familiares. A história que é levada ao conhecimento do público

Uma Prova de Amor é um drama dirigido por Nick Cassavetes, baseado no romance “My Sister’s Keeper” – nome em inglês do longa -, de Jeremy Leven, o qual conta a história de Anna (Abigail Breslin), uma jovem de 11 anos que fora concebida in vitro por decisão de seus pais, para salvar a vida de sua irmã, Kate (Sofia Vassilieva), vítima de leucemia promielocítica aguda. Desde recém-nascida, Anna é submetida a procedimentos e cirurgias extremamente invasivos, para garantir um prolongamento e uma melhora na qualidade de vida de sua irmã, que nunca chegou a se recuperar completamente de seu quadro patológico.

Resumo

Vale mencionar, ainda, que a Lei no 9.434/97 define que a doação, mesmo sendo aceita pelo doador, só será executada através de autorização judicial. Indo além, o § 1º, do art. 10 institui regras para o receptor juridicamente incapaz, concedendo-lhe o direito de receber a doação, no entanto, é omissa quanto ao doador incapaz. No caso de Anna, mesmo sendo uma menor absolutamente incapaz, assistida por seus pais, não poderia ser obrigada a se submeter a tal procedimento, pois o art. 9.º, da Lei n.º 9.434/97, determina que a doação, mesmo sendo da vontade do doador, só será efetuada mediante autorização judicial.

No final Anna e Kate conseguem mostrar a família e a sociedade que a vida tem um percurso natural e por mais que amamos nossa família cada um tem uma história e um percurso de vida, que as vezes precisa ser respeitado, pois não é o que imaginamos para os outros.

Leo

Leo

RESENHA BASEADA NO FILME: O AMOR É CONTAGIOSO SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Disciplina: UC2 Professora: Grazielle Aluna: Kelly Mary Sampaio Freitas Data:

Percebemos constantemente este impasse na vida e no trabalho dos profissionais que atuam em UTI, pois por mais profissionais que possam ser sempre existe este sentimento de salvar a vida a todo custo. Que não é possível deixar a vida seguir seu rumo naturalmente e que a morte não é uma certeza, mas sim uma situação que deve ser combatida com todos os recursos e procedimentos.

As formas de emancipação existentes no Brasil estão previstas no artigo 5º do Código Civil. São elas: emancipação voluntária – por concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, se o menor tiver dezesseis anos completos -; emancipação judicial – por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; ou emancipação legal – pelo casamento; pelo exercício de emprego público efetivo; pela colação de grau em curso de ensino superior; ou pela existência de economia própria, mediante estabelecimento civil ou comercial, ou existência de relação de emprego.

Indexadores

Neste sentido, portanto, sendo a doadora uma criança, não é menos sujeito de direitos do que qualquer adulto que se submetesse à cirurgia médica para transplante de órgãos, razão pela qual não deve ser desconsiderada sua autonomia da vontade, nem deve ser ignorado o procedimento legal de prévia autorização judicial. O caso de Anna, no Brasil, imporia tanto a observância da autonomia da vontade, quanto do melhor interesse e da dignidade da vida humana da criança e do adolescente, logo, a vontade da criança deveria ser questionada e somente poderia ser concluído pela intervenção cirúrgica caso se vislumbrasse que a qualidade de vida da doadora não seria comprometida.

Para nós que estamos em um ambiente hospitalar nos deparamos diariamente com situações parecidas. Aonde, a família e até mesmo a equipe de saúde, vão até as últimas conseqüências para salvar a vida do familiar, chegando muitas vezes a usar de meios desproporcionais para manter o paciente vivo. Não podemos julgar as atitudes da família e muito menos dos profissionais que estão envolvidos neste processo de doença. Porém, precisamos saber quais foram, ou são, as vontades do paciente.

Perguntas relacionadas

Concomitantemente aos dramas e ao plot de Uma Prova de Amor, corre o debate jurídico acerca da possibilidade de uma criança poder ou não pleitear a emancipação médica, uma vez que tal instituto jurídico não existe – nem no Brasil, nem nos Estados Unidos – e a emancipação legal somente pode ser requerida por jovens de 14 anos nos Estados Unidos. O pleito consistia na intenção de a criança ser considerada capaz para não ter de ser submetida às cirurgias que seus pais desejassem que ela se submetesse, contudo, não haveria que se falar em emancipação total, de modo que, para todos os outros fins, a jovem continuaria sendo considerada menor relativamente incapaz.

Vale destacar que o ordenamento jurídico brasileiro preza pelo melhor interesse da criança e do adolescente, conforme se prescreve a própria Constituição Federal, a qual diz ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

O que acontece no final do filme Uma prova de amor?

FINAL DO FILME: Kate transa com Taylor durante uma festa no hospital onde se conheceram, mas pouco depois ele morre em decorrência do câncer. Kate piora. ... Kate e mãe se abraçam, mas ela morre naquela noite. Anna ganha a causa.

O que é uma prova de amor?

Prova de amor não é sinônimo de loucuras de amor, ou coisas absurdas que muita gente costuma fazer. Há quem defenda que a maior prova de amor está ligada a sinceridade e honestidade do parceiro(a). Afinal, um relacionamento sem valores não prosperam e consequentemente haverá um término.

Qual é a maior prova de amor?

A maior prova de amor é a confiança. Quem espera por grande decisões no amor, prova que não sabe amar. Porque uma das maiores virtudes do amor é saber esperar. A maior prova de de amor que um homem pode dar a uma mulher, é paciência na TPM dela.

Qual a melhor maneira de provar o amor?

Existem inúmeras formas, mas o segredo é sempre conhecer a pessoa intimamente.

  1. O que NÃO fazer. Se o seu namorado quer intimidade ou sexo e você não está pronta para isso, não faça apenas para provar seus sentimentos. ...
  2. Pequenos gestos. ...
  3. Um elogio sincero. ...
  4. Amizades. ...
  5. Palavras. ...
  6. Sorria. ...
  7. Experiências compartilhadas. ...
  8. Melhor amigo.

Como provar para alguém que a ama de verdade?

Ter ao seu lado aquela pessoa especial, poder olhar nos seus olhos e dizer as três palavrinhas mágicas: eu te amo!...

  1. Bilhetinhos românticos. ...
  2. Atenção aos detalhes. ...
  3. Carinho e consolo. ...
  4. Surpresinhas agradáveis. ...
  5. Ceder. ...
  6. Elogio nunca é demais. ...
  7. Demonstrar afeto. ...
  8. Ouvir sempre e com atenção!

Quais são os sintomas de quem está apaixonado?

Você se sente bem Muitos dos sintomas físicos são os mesmos: aumento da energia, aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial (especialmente quando você vê a pessoa), e incapacidade de dormir ou comer. Estes sintomas ocorrem porque o cérebro produz ainda mais dopamina quando alguém está apaixonado.