Talvez essa seja a principal queixa dos pais sobre os recém-nascidos, dizem que o bebê tem muitos gases, se contorce, fica vermelho, faz força para fazer coco, mas isso é normal. Nesta fase, os bebês estão se adaptando, então eles não têm a coordenação para soltar um pum direitinho ou fazer um coco direitinho.
Verdes. A cor verde aparece nas fezes do bebê principalmente na primeira semana de vida ou quando ele é alimentado exclusivamente com leite materno, tendo então uma cor verde clara. No entanto, essa cor também pode ser devido a presença de infecção, mudança do leite, intolerância a algum alimento ou uso de remédios.
É normal que o primeiro cocô do bebê seja verde escuro ou preto devido às substâncias que se acumularam no seu intestino durante a gestação. No entanto, essa cor também pode indicar a presença de infecção, intolerância alimentar ou pode ser consequência da mudança do leite, ou até mesmo, devido ao uso de medicamentos.
Quando o cocô está esverdeado pode significar alteração no funcionamento do intestino, um sinal de que os intestinos estão funcionando mais rapidamente que o correto. Isso costuma acontecer em situações de estresse, de infecção intestinal bacteriana (que causa diarreia) ou em crises do intestino irritável.
Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.