Faça a poda durante o final do inverno ou começo da primavera, antes do primeiro crescimento. Use uma tesoura de poda pequena para cortar as terminações dos ramos. Isso promoverá o crescimento de novas gemas e brotos.
Corte a ponta das estacas na diagonal e enterre numa mistura idêntica à usada para o plantio da azulzinha, mantendo a terra úmida e as mudas em local arejado. Logo elas terão soltados folhas e poderão ser transplantadas para o local definitivo.
A poda de formação é feita durante o período de crescimento da planta, contudo, durante os dois primeiros anos evite podar a trepadeira. O ideal é deixá-la crescer para ganhar altura e densidade de folhas. Durante este período apenas retire os galhos doentes.
Essa planta só faz mal se for ingerida, fora isso não oferece risco algum. Já na hora de regar, apesar de gostar de temperaturas mais altas, a constância nas regas da flor alamanda deve ser de 2 a 3 vezes por semana. No inverno isso só deve ser feito quando necessário. O solo deve ser bem drenado e arenoso.
Alamanda (amarela, roxa, vermelha)
A trepadeira costuma ter diversas formas de multiplicação. No caso na Alamanda-roxa, só existem duas formas de propagação da espécie: Através das estacas, com galhos cortados em 45º, molhados em hormônio de crescimento e plantados em substratos, mantendo-os úmidos sem encharcar, ou por sementes.
A jade-vermelha deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A espécie aprecia alta umidade do ar e calor tropical. É muito importante saber que a planta não tolera o frio invernal ou geadas.
O jeito mais simples de fazer muda de Jade é através da estaquia. Retire o galho que deseja para fazer a muda, podando perto da forquilha do galho principal, usando ferramentas afiadas para não ferir o galho ou a trepadeira. Procure uma estaca com caule grosso e folhas saudáveis.
Como fazer mudas Basta cortar cuidadosamente um pequeno ramo da planta e plantá-la em um novo recipiente com um substrato bem drenado. Espere alguns dias e faça a primeira rega. Em seguida, basta continuar regando a muda pelo menos uma vez por semana e observar o seu crescimento.
Para isso, o ideal é retirar uma folha da região intermediária da roseta, visto que são mais fáceis de arrancar do que as da base ou do centro. Em seguida, coloque a folha deitada em um recipiente, como um prato ou uma bandeja, por exemplo. Não é necessário colocar substrato ou água nesta etapa.
Ter sorte, fortuna, amizade nunca é demais. A planta-jade (nome científico crássula ovata) é uma suculenta conhecida como a árvore da fortuna e árvore da amizade. Seu símbolo de planta da prosperidade está em muitas culturas asiáticas.