A gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei, por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola deve ser desenvolvida. ... Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes; (LDB–Art. 14).
2) É importante que o professor compreenda o conceito de Gestão Educacional. O termo sugere compreensão política sobre os "rumos", as metas, o direcionamento, dado à educação em todo território nacional. ... Os documentos que orientam o trabalho pedagógico na escola, contribuem para a organização e o êxito das metas. De.
A gestão educacional envolve todos os processos de uma instituição escolar. Desde o setor administrativo, até o pedagógico, cabendo aos gestores otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro da instituição.
A gestão escolar tem a função de unir os setores da escola e esta à comunidade como um todo. Partindo desse pressuposto, todos conseguem ter vez e voz para contribuir com a opinião, a sugestão e as críticas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
1. O problema acima trata da incapacidade de organização dos temas e aprendizados transmitidos ao aluno, sendo de erro da coordenação, que necessita criar medidas que promovam a criação de políticas e programas de formação visando criar um ambiente mais propício para atividades escolares.
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. ... Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem.
A gestão participativa nas empresas ocorre quando todos os colaboradores, de todos os níveis hierárquicos, têm a liberdade e o interesse de se manifestar, agir e dar ideias criativas para que a empresa atinja seus objetivos, por meio de um processo coletivo.
Entende-se por gestão participativa um modelo de organização que tem como característica principal o desejo de engajar todo o quadro de funcionários nos objetivos da empresa. Pode parecer um pouco arrojado demais para os gestores muito tradicionais, no entanto, rever essas relações hierárquicas e rígidas é importante.
Gestão participativa é uma estratégia transversal, presente nos pro- cessos cotidianos da gestão do SUS, que possibilita a formulação e a deliberação pelo conjunto de atores no processo de controle social. Re- quer a adoção de práticas e mecanismos que efetivem a participação dos profissionais de saúde e da comunidade.