O maior osso do corpo humano é o fêmur, que fica na coxa: ele tem cerca de 50 centímetros em adultos com 1,80 metro. Já o menor osso é o estribo, do ouvido, com cerca de 4 milímetros de comprimento – ele recebe vibrações que são enviadas ao cérebro para identificar os sons.
É o masseter, o músculo responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. O título se explica pelo fato de termos que exercitá-lo diversas vezes ao longo do dia, afinal, sempre que comemos e falamos, estamos botando-o para malhar. E, quanto mais exercício, mais força ele acumula.
Coloque sua mão fechada sob o queixo, como se fosse um soco, e abra um pouco a boca. Produza pressões contrárias entre sua mão e sua mandíbula por 10 segundos. Então, abra um pouco mais a boca, e novamente faça forças contrárias por 10 segundos. Faça isso até atingir a abertura máxima da mandíbula.
- Podemos considerar as panturrilhas nosso segundo coração porque ao movimentá-las a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração.
Deve-se suspeitar de uma trombose quando há dor na perna e essa fica inchada e dura. A trombose ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir desse local. Veja como identificar uma trombose venosa profunda.
Isto é, quando estamos de pé, os músculos se contraem constantemente conforme nos desequilibramos para frente e para trás, de um lado para o outro. Isto faz com que os tendões e músculos que passam pela batata da perna fiquem o tempo todo contraindo e relaxando, gerando movimentos diversos nas pernas.
“Quando algumas toxinas se acumulam nas pernas devido às varizes e banham regiões com nervos periféricos sensitivos, estes passam a sofrer e provocar a sensação de calor local e queimação, assim como ardência e hipersensibilidade, que podem piorar nos dias de mais calor e, no caso de mulheres, próximos ao período ...
A queimação nos pés é uma sensação dolorosa que costuma acontecer devido à lesão nos nervos das pernas e pés, geralmente, devido à situações como neuropatia diabética, alcoolismo, deficiências nutricionais, infecções ou lesões que afetam a coluna ou os trajetos dos nervos, por exemplo.
Alguns exemplos são:
“A sensação de queimação nas pernas é apenas um dos diversos sintomas que podem ocorrer nos pacientes com varizes dos membros inferiores. A queimação usualmente ocorre por conta da inflamação dos nervos sensitivos periféricos.
Os medicamentos disponíveis para tratar esse problema (amitriptilina, gabapentina, pregabalina, carbamazepina) costumam aliviar a sensação de queimação, porém são raros os casos em que a resposta seja satisfatória.
Alguns fatores que podem ser responsáveis pela sensação: - Problemas na pele; - Lesões nervosas; - Hanseníase; - Picadas de animais marinhos ou de cobra.
A causa mais frequente na prática clínica de dor tipo queimação, ardência e dormência nos membros como descreveu é Polineuropatia. Esta doença se caracteriza por comprometimento dos nervos periféricos, e existem várias causas possíveis como Diabetes, deficiência de vitaminas e até alguns medicamentos mais específicos.
A sensação de dormência e formigamento no corpo geralmente acontece nas mãos, pés, braços e pernas e pode ser causada por uma simples posição sedentária por um longo tempo, alguma lesão do nervo ou falta de suprimento sanguíneo na região afetada.
Para diminuir a vermelhidão e ardência, devem ser usados cremes com babosa e compressas frias, que podem ser feitas com camomila. - As compressas e também os hidratantes - de preferência em loção, por serem mais fáceis de espalhar - ajudam a aliviar aquela sensação de calor na pele.
4 dicas para aliviar a queimadura do sol
Veja algumas medidas caseiras que você pode adotar para acelerar o tratamento e a recuperação da insolação:
Algumas opções de cremes e pomadas que se pode passar na pele em caso de queimadura solar são:
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
Mesmo com o protetor solar, às vezes esquecemos o tempo no sol e só percebemos o problema no dia seguinte. Para aliviar as queimaduras, basta fazer uma pasta com amido e água aplicando no local. Ela vai amenizar a dor e facilitar a cicatrização.
Saiba porquê É um dos métodos mais "criativos", à falta de melhor termo, sugeridos pela internet fora para o tratamento de queimaduras, mas só causa mais dor e pode agravar o estado da queimadura.