A Geometria está presente em diversas áreas do conhecimento, sendo uma subárea da matemática, empregada para resolver problemas práticos. Uma área a qual utilizamos a Geometria é a arte. A arte se apresenta sob várias formas: a plástica, música, escultura, cinema, arquitetura, etc.
Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e um cacto. Estes elementos podem representar o trabalho físico que era o ofício da maior parte da população brasileira naquele período.
Vemos um braço, uma perna, uma mão e, principalmente, um pé em dimensões exageradas. Esse recurso recebeu o nome de gigantismo e foi utilizado por Tarsila em outras telas. Dessa forma, podemos perceber a importância que a artista dá à força dos pés e mãos que viabilizam o trabalho braçal do povo brasileiro.
Um presente para Oswald e para o Brasil A obra Abaporu da artista Tarsila do Amaral foi pintada em 1928. A intenção da artista era presentear Oswald de Andrade, com quem ela era casada na época. A pintura foi entregue a ele no dia 11 de janeiro daquele ano, o dia do seu aniversário.
O Movimento consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura. Esta obra marca a fase antropofágica da pintora Tarsila de Amaral, movimento artístico que ocorreu entre 1928 e 1930.
Em janeiro de 1928, a obra foi oferecida por Tarsila como presente de aniversário ao pintor e então marido da artista, Oswald de Andrade. O quadro em óleo sobre tela foi o ponto de partida do Movimento Antropofágico, que colocou o Brasil no mapa dos acontecimentos artísticos mais importantes de sua época.
Resposta. Resposta: Em 11 de janeiro de 1928, a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973) acordou ansiosa. Era aniversário de seu marido, o escritor Oswald de Andrade (1890-1954), e ela tinha preparado uma surpresa: um quadro de 85 centímetros por 73 centímetros, pintado em segredo nos últimos meses.
Biografia de Tarsila do Amaral Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886.
Academia de Lhote1923–1923
São Paulo
Pintor
Resposta: Tarsila de Aguiar do Amaral foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
O quadro retrata o período de industrialização em São Paulo. As feições dos operários são muitas vezes sobrepostas e abatidas, chama a atenção também a quantidade de rostos que a pintora é capaz de ilustrar na imagem. Operários talvez seja a tela social mais representativa pintada por Tarsila.