Função. A contração bilateral e uniforme do orbicular da boca vai trazer os lábios juntos e fechar a boca. Essa ação é importante para a mastigação, já que ele trabalha em cooperação com o músculo bucinador e com a língua para prevenir que o alimento escape do dente de se acumule no vestíbulo oral durante a alimentação ...
O músculo levantador do ângulo da boca realiza elevação do ângulo da boca e não de todo o lábio. Ele alarga a rima da boca, e assim, quando sorrimos, nos permite um “sorriso largo”. O músculo risório está próximo do ângulo da boca e tem como ação o sorriso, mas um “sorriso falso”.
Função. O músculo prócero puxa para baixo a extremidade medial das sobrancelhas e enruga a pele da glabela.
Função. O zigomático menor é um responsável direto pela tração do lábio superior, junto com o levantador do lábio superior e da asa nasal e o levantador do lábio superior.
O corrugador do supercílio exerce tração na pele sobre a margem supra-orbital. Sua ação, combinada à do orbicular dos olhos, puxa as sobrancelhas em direção medial e inferior.
Anatomia. O platisma é um músculo par, plano e superficial do pescoço. É considerado parte da musculatura mímica. O platisma se estende da pele da face desde discretamente acima das inserções da mandíbula até aproximadamente a altura da segunda costela.
Na região lateral do pescoço estão situados os músculos: - Escalenos anterior, médio e superior: realizam a elevação da primeira e segunda costela e a inclinação homolateral do pescoço – ação inspiratória. - Reto lateral do pescoço: realiza a inclinação homolateral da cabeça.
São eles: músculo epicrânio; músculo auricular anterior e superior; músculo orbicular do olho; músculo abaixador e corrugador do supercílio; músculo prócero; músculo nasal; músculo abaixador do septo do nariz; músculo levantador do lábio superior; músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz; músculo ...
Ele contém os seguintes músculos: esternocleidomastóideo, trapézio, esplênio da cabeça, levantador da escápula, omo-hióideo, bem como os músculos escalenos anterior, médio e posterior.
Os cinco principais ramos do nervo facial são: auricular, marginal, mandibular, bucal, zigomático e temporal.
O VII par craniano é o Nervo Facial. É um nervo misto que se origina no sulco bulbo-pontino (lateralmente ao VI par) e tem origem aparente no crânio pelo forame estilomastoideo.
Lima e Cunha (2011) descreveram que o VII par de nervo craniano apresenta duas partes, sendo uma parte maior, responsável pela inervação dos músculos da expressão da face, e a parte menor – denominada nervo intermédio ou glossopalatino – contém fibras gustatórias para os 2/3 anteriores da língua e também fibras ...
Chama-se nevralgia (ou neuralgia ) a um conjunto de sintomas dolorosos associados a lesões de nervos periféricos, entre os quais predomina uma dor aguda, intensa e incessante que é sentida ao longo do trajeto do nervo periférico envolvido e que ocorre devido a irritações ou danos a esse nervo.