Mas afinal, o que é direção defensiva? Levando em consideração que muitas infrações são causadas por falhas humanas decorrentes de negligência, imprudência ou imperícia, a direção defensiva é um conjunto de medidas de prevenção que tem por objetivo diminuir acidentes e suas consequência no trânsito.
O conjunto de atitudes que o motorista tem depois do momento da ocorrência de trânsito é conhecida como direção corretiva. Ou seja, quando ele tem ações de reparo em eventos que não foram previstos. Qualquer um está sujeito a situações de risco no trânsito, mas poucos sabem como agir depois que algo acontece.
- Sentido: é a orientação que tem a força na direção (esq, dir, cima, baixo); - Direção: é a linha de atuação da força (hor, vert, diag.); - Intensidade: é o valor da força aplicada. Os aparelhos usados para medir a intensidade da força são chamados dinamômetros.
Por exemplo, no caso da imagem, as forças F3 e F4 estão na mesma direção (estão sob uma mesma reta imaginária, sem inclinações distintas). Porém, o sentido deles é diferente: F4 vai para um sentido e F3 para outro. ... b) F2 e F5 em comum a direção. c) Os pares: F2, F5 têm a mesma direção e mesmo sentido.
Resposta. Podemos dar como exemplo de forças aplicadas na direção vertical a Força Peso, que é sempre aplicada verticalmente e para baixo, levando em conta, claro, uma superfície plana/horizontal.