Durante o chute a uma bola ou sprint, o grupo muscular anterior da coxa, chamado de quadríceps, se contrai vigorosamente, esticando o joelho e o grupo posterior da coxa. Os isquiotibiais se esticam contra a resistência, objetivando modular o movimento.
Músculo Estriado Esquelético (Skeletal Muscle): Localizados juntos ao esqueleto e conectados através dos tendões, esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso central e caracterizado por movimentos fortes e voluntários, por exemplo, os músculos dos membros inferiores e superiores: os braços, as mãos, as ...
Quais são os principais músculos da perna?
Tipos de Músculos. Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.
Grupos musculares grandes: peito, costas e perna(quadriceps). Grupos musculares pequenos triceps, biceps, ombro e panturrilha.
Os principais grupos musculares são um conjunto de músculos que se podem dividir consoante a sua função estabilizadora ou dinâmica. Dentro dos estabilizadores, como grupos musculares mais importantes, encontramos a musculatura que compõe o CORE, como o transverso abdominal, oblíquos, paravertebrais e glúteos.
De acordo com o objetivo da pessoa, o instrutor pode indicar uma combinação de grupos musculares por dia, como por exemplo:
Quanto maior o número de reps menor o número de séries! Isso é de suma importância. Os bodybuilders fazem algo em torno de 12 a 16 x para um grupo muscular, os que treinam com mais reps fazem algo em torno de 12 x, e os que treinam mais pesado e com menos reps fazem cerca de 16 x.
Portanto, o ideal é ter algo em torno de uma frequência semanal de 2 a 3 vezes para cada grupo muscular por semana. E o trabalho para hipertrofia deve variar de 9 a 15 séries por semana para cada músculo. Então, nessas 3 vezes, é preciso fazer esse total na semana. Vou explicar melhor.
Para os iniciantes, treinar de duas a três vezes por semana é o suficiente. Já os alunos intermediários e avançados podem treinar de quatro a seis vezes por semana. Com menor volume de exercícios e maior intensidade, o resultado virá dentro do tempo esperado.
Deve-se realizar 4 séries de 8 a 12 repetições, descansando cerca de 1 minuto entre cada série. Uma boa dica é começar o exercício com halteres mais leves e ir aumentando gradualmente, à medida que se diminui o número de repetições. Um bom exemplo é fazer 8, por exemplo.
16 exercícios para fortalecer ombros e evitar lesões
O movimento deve ser realizado segurando os halteres ou a barra com a palma da mão voltada para frente e na altura em que o braço e o antebraço formem um ângulo de 90º. Em seguida, levantar o braço até que os cotovelos fiquem estendidos e repetir o movimento de acordo com o treino estabelecido.
É hora de esmagar esse trapézio!