Considerando que a Primeira Lei da Termodinâmica é dada por ΔU = Q - W, onde ΔU é a variação da energia interna do gás, Q é a energia transferida na forma de calor e W é o trabalho realizado pelo gás, é correto afirmar que: a) A pressão do gás aumentou e a temperatura diminuiu.
Quando lidamos com gases moleculares, como os gases diatômicos, deve-se levar em conta as interações moleculares e, por isso, a energia interna é determinada pela soma da energia cinética das moléculas com a energia potencial existente entre elas.
A 1º Lei da termodinâmica estabelece que a variação da energia interna (dU) de um sistema corresponde à energia térmica (Q) recebida pelo sistema na forma de calor durante o processo menos a correspondente energia cedida pelo sistema à sua vizinhança na forma de trabalho (W).
Como vimos, a energia interna depende diretamente da temperatura, logo, se a temperatura não varia, a energia interna também não varia (ΔU = 0). Sendo assim, se o gás recebe calor (Q > 0), essa energia é integralmente utilizada na realização de trabalho (τ > 0), permitindo a sua expansão.
Para um gás com n mols, a variação da energia interna total pode ser determinada em função da variação da temperatura do gás. Para essa determinação, usamos a seguinte expressão: Atente-se: a temperatura sempre deve ser dada em Kelvin quando se determina o valor da energia interna.
Resposta: A variação de energia interna sofrida pelo gás é igual ao trabalho que o sistema troca com o meio ambiente... sendo assim em uma expansão adiabática a temperatura e a pressão diminuem e não aumentam...
Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que:
Atuando juntas, várias forças podem realizá-lo sobre um corpo. ... Em Física, portanto, definimos o trabalho realizado por uma força como sendo o produto da força pelo deslocamento. Como a força e o deslocamento são grandezas vetoriais, o trabalho é definido como sendo o produto escalar da força pelo deslocamento.
Trabalho realizado por uma força constante nada mais é do que o produto da força pelo deslocamento. Como a força e o deslocamento são grandezas vetoriais, em que as duas possuem módulo, direção e sentido, o trabalho é definido como sendo o produto escalar da força F pelo deslocamento d.
O trabalho da força resultante que atua sobre um corpo em um intervalo de tempo qualquer é igual à variação de sua energia cinética naquele intervalo de tempo. ... Após um determinado instante, atuará nesse corpo uma força resultante de intensidade constante e paralela à velocidade inicial.
Sabemos também que quando um corpo se move com velocidade constante sua aceleração é igual a zero, sendo assim, temos que a força resultante que age sobre este corpo (ou objeto) também é igual a zero. O que podemos concluir dessas afirmações é que o trabalho realizado pelas forças, que atuam no corpo, é zero.
1:Trabalho é igual a variação da energia cinética, sendo conhecido como o Teorema do Trabalho-Energia. Trabalho = Energia Cinética final - Energia Cinética inicial. O trabalho é uma grandeza escalar, fazendo-se sentido apenas quando se tem componentes das forças aplicadas na direção do movimento da partícula.
O módulo da força resultante é calculado pela seguinte expressão: F_R = m_\cdot aF_R = m_\cdot a assim, é necessário calcular, em primeiro lugar, a aceleração do carro.
A Segunda Lei de Newton diz que a força resultante que age sobre um corpo deve ser igual ao produto da massa do corpo por sua aceleração. ... “A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.”
A lei de Coulomb estabelece que a força elétrica entre duas partículas carregadas é inversamente proporcional ao quadrado da distância existente entre elas....Gráfico da lei de Coulomb.
A segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração.
FR = F – (Fat A + Fat B) - se a força F for igual à soma das intensidades das forças de atrito, os blocos estarão em movimento uniforme com a mesma velocidade.
1 onde dois blocos A e B, encostados um no outro apoiados sobre uma superfície horizontal, são empurrados por uma força horizontal ....a = 4,0 m/s2.
a=g .sen θ Essa é a expressão do módulo da aceleração adquirida pelo bloco que desliza sem atrito, sobre um plano inclinado de um ângulo em relação à horizontal.
A força resultante sobre o bloco é a tração, logo ela é igual ao produto da massa pela aceleração.
A fórmula da tração de um fio é: T = m (a + g).