EQST

O Que A OMS Preconiza Sobre O Aleitamento Materno?

O que a OMS preconiza sobre o aleitamento materno?

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda iniciar a amamentação nos primeiros 60 minutos de vida, assim como o aleitamento materno como forma exclusiva de alimentação até os seis meses de idade e, de maneira completar, até os dois anos.

Como deve ser feito o aleitamento materno?

O aleitamento materno exclusivo consiste em alimentar a criança apenas com leite da mãe. Recomenda-se essa forma de alimentação por, no mínimo, seis meses. Aleitamento materno nada mais é que a amamentação, um ato que garante mais saúde para o bebê e também para a mãe.

Como ajudar as mães a amamentar Ministério da Saúde?

Apoio dos auxiliares de Saúde Estão numa posição chave, tanto nas Maternidades quanto nos Centros de Saúde e Clínicas. Devem oferecer à nutriz orientação eficiente e atualizada, transmitida com simpatia e paciência. Devem assegurar a cada mãe que ela realmente pode amamentar (ver Cap.

Qual alteração ocorre no tecido mamário de uma mulher em período de amamentação de seu filho qual o principal estímulo envolvido nesta alteração?

Após o parto, como já disse, o bebê deve ser amamentado, e, assim como no caso da ocitocina, o estímulo à produção de prolactina no puerpério é a sucção do mamilo.

São hormônios responsáveis pela lactação?

Estrogênio: desenvolvimento dos ductos galactóforos. Progesterona: desenvolvimento dos alvéolos. Prolactina: produção de leite (síntese e secreção). Ocitocina: ejeção de leite.

Quais hormônios são responsáveis por estimular a lactação?

De acordo com Scharf, além desses dois hormônios fundamentais, há o estrógeno, que estimula o desenvolvimento dos ductos por onde o leite passa, e a progesterona, que atua no crescimento dos alvéolos e lóbulos.

Qual a função do hormônio ocitocina e prolactina?

Pode-se dizer que a prolactina está relacionada á síntese e a ocitocina a ejeção do leite. A ocitocina se liga aos receptores nas células mioepiteliais localizadas nos alvéolos provocando contração destas células e consequentemente a ejeção do leite.

O que é bom para diminuir a prolactina?

Os medicamentos indicados para baixar os valores da prolactina são o Dositinex ou Parlodel. Se os níveis altos forem provocados por um tumor, o tratamento deve ser feito com cabergolina e bromocriptina, que geralmente reduzem o seu tamanho.

O que a prolactina alta pode causar?

A principal causa fisiológica do excesso de prolactina é a gravidez. A concentração de prolactina no sangue cresce de maneira significativa ao longo da gravidez e também no período da amamentação. Os valores de prolactina em função da gravidez e amamentação costumam ser variáveis, podendo variar de 35 à 600 ng/mL.

O que tomar quando a prolactina tá alta?

Cabertrix® (cabergolina) é indicado para: (1) tratamento de aumento de prolactina (hormônio responsável pela produção de leite), bem como de disfunções associadas à hiperprolactinemia, como amenorreia (ausência de menstruação), oligomenorreia (redução do fluxo ou da frequência da menstruação), anovulação (ausência de ...

É possível ovular com a prolactina alta?

Mas se este aumento for muito grande, ele afeta os níveis de outros hormônios, como o estrogênio. Dessa forma, a alta de prolactina pode levar a amenorreia, ou seja, ausência da menstruação. Por isso mulheres com altos índices de prolactina podem deixar de ovular, e consequentemente não conseguem engravidar.

Porque a prolactina alta impede a gravidez?

A alta dosagem do hormônio do leite (prolactina) gera consequências graves à saúde da mulher, como a galactorreia (produção de leite sem estar gestante) e a dificuldade de engravidar. As causas mais comuns é a presença do tumor na hipófise ou uso de alguma medicação.

Qual o risco de engravidar com Microadenoma?

O adenoma pode reduzir sua fertilidade mas não a tornam infértil. Não acredite que você não engravidará simplesmente pelo fato de ter o adenoma. A gravidez é possível mesmo com o microadenoma hipofisário e com a hiperprolactinemia. Se não deseja gravidez, discuta com o seu médico sobre a anticoncepção.

Quem tem prolactina alta pode tomar anticoncepcional?

O tratamento da hiperprolactinemia aumenta a sua fertilidade e o risco de uma gravidez. Não corra o risco de uma gravidez indesejada. Discuta a sua anticoncepção com o seu médico.