Para entender melhor a classificação do Qualis, é só constatar os seguintes aspectos de cada indicativo:
a) A1, A2, A3 e A4 – número igual ou superior a 18 artigos por volume. b) B1, B2, B3 e B4 – número igual ou superior a 10 artigos por volume. c) C – Número igual ou superior a 5 artigos por volume.
A classificação no Qualis Livros é feita por comissões de consultores, cada qual focando um conjunto específico de áreas do conhecimento e seguindo critérios da área. Os critérios para atribuição de qualidade a um periódico variam entre áreas e, também, de ano para ano.
Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para classificar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. ... A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização.
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1988, o Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil. Esse instrumento é fundamental quando se trata da produção intelectual, já que classifica os periódicos científicos.
QUALIS é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. ... Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.
Sendo bem objetivo: a função do Qualis Capes é avaliar a produção científica desenvolvida pelos programas de pós graduação brasileiros de nível stricto sensu, ou seja, os mestrados e doutorados. ... Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta com critérios de avaliação dessa produção científica.
Não há um número de FI bom ou certo. Para saber se uma revista possui “bom” fator de impacto, basta compará-la com outras revistas dentro de sua categoria de assunto. Quanto maior o fator de impacto, mais bem classificada a revista é. ... 8217 revistas têm um fator de impacto 2012 abaixo de 10.
Fator de Impacto é a principal métrica que qualifica as publicações científicas com base nas citações que ela recebe. ... Por meio da JCR é possível verificar os periódicos mais citados em uma determinada área e a relevância da publicação para a comunidade científica por meio do Fator de Impacto.
O Fator de Impacto (FI) Para o cálculo do Fator de Impacto de um periódico, leva-se em consideração o número de citações recebidas pelos artigos publicados no periódico nos dois anos anteriores à avaliação, dividido pelo número de artigos publicados no período.
Como acessar os dados do FI e o ranking de periódicos por área no JCR
Fator de Impacto é a principal métrica que qualifica as publicações científicas com base nas citações que ela recebe. ... É possível verificar estatística de citações desde 2001 até o presente. O JCR é uma base que avalia periódicos indexados apenas na Web of Science.
O fator de impacto de uma revista é obtido a partir do Journal Citation Reports (JCR) é uma publicação anual do Instituto de Informação Científica, uma divisão da Thomson Reuters. Fornece informações sobre revistas acadêmicas nas ciências sociais e ciências.