A didática ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe mais segurança profissional. ... Um professor que aspira ter uma boa didática necessita aprender a cada dia como lidar com a subjetividade dos alunos, sua linguagem, suas percepções, sua prática de vida.
A palavra didática (AO 1945: didáctica) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
Como ter mais didática no Ensino Superior?
Um professor que aspira ter uma boa didática necessita aprender a cada dia como lidar com a subjetividade dos alunos, seus motivos, sua linguagem, suas percepções, sua prática de vida.
Com isso a didática ganha importância na formação pedagógica, pois sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo de ensino, ou seja, ela oferece formas variadas de ensinar e compreender a construção do ensino-aprendizagem, com o uso de distintas metodologias que decorre do processo de ensino.
A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Didática é uma reflexão sistemática sobre o processo de ensino- aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica. Podemos perceber que nas definições acima aparecem os termos educação, ensinar, aprendizagem, processo, prática pedagógica.
A Pedagogia, ciência da Educação, nasce no século XIX e teve seu grande desenvolvimento no século XX. Já a Didática deveu esperar mais um século; surgiu no final do século XX. ... É propiciar no planejamento educacional e no planejamento didático, a possibilidade de ensinar educando e não só educar ensinando.
O material didático pode ser definido como instrumento e produto pedagógico utilizado em sala de aula, especificamente como material instrucional que se elabora com finalidade didática. O valor do material didático não está em si mesmo, mas na utilização que dele se faz. ...
São materiais que podem ser considerados brinquedos para alunos do primário. Aqui, a gente chama de material pedagógico. ... Estes elementos parecidos com os que usamos em escola primária, combinados, têm como objetivo facilitar a materialização do conteúdo e das experiências compartilhadas durante as formações.
A diferença entre recursos didáticos e materiais didáticos também é estabelecida por esta autora. Os materiais didáticos são todos os materiais que podem ser manipulados e trabalhados de forma a permitir aos alunos obterem resultados finais relativamente à atividade que se está a tratar na sala de aula.
MATERIAIS DIDÁTICOS
Um material bom é aquele que acompanha o ritmo do EaD, flexível aos horários dos estudantes, com conteúdo explicado de maneira simples. As videoaulas seguiriam o mesmo padrão: linguagem fácil, sem lacunas de conteúdo, que deve se igualar ou até mesmo sobressair às aulas presenciais.
Como escolher o melhor material didático para a sua escola?
Como elaborar material didático para EAD: 6 dicas para encantar os alunos
Você deve ter observado que as perguntas sugeridas pelo Guia do Livro Didático podem ser organizadas em três grandes eixos: 1) as três primeiras perguntas referem-se aos conteúdos, sua organização seqüencial e relação aprendizagem/currículo da escola; 2) as três perguntas seguintes focalizam a legibilidade do livro ...
São materiais de pesquisa, ensino e aprendizagem oferecidos de forma gratuita no ambiente virtual. Eles incluem conteúdos em qualquer formato de mídia, como textos, vídeos, games e aplicativos, além de ferramentas digitais que permitem criação, uso e compartilhamento de informações.
Nesta situação, você pode baixar o livro em PDF....
Os instrumentos do trabalho do professor consistem nos materiais utilizados nas atividades – textos impressos ou em suporte digital, filmes, computador, projetor de slides, lousa, giz, dicionário e principalmente o livro didático.
Como atua um Professor? O trabalho de um professor ultrapassa as fronteiras da sala de aula com o ensino propriamente dito, aplicação de provas e desenvolvimentos de atividades. Além de tudo isso, ele prepara as aulas, muitas vezes em casa, e corrige provas e trabalhos.
Os paradigmas educacionais são decididos por meio do corpo docente, que é responsável por tomar as melhores decisões em prol da escola. O professor por meio desse processo de tornar intermediador do processo de ensino e aprendizagem. Cabendo ao aluno desenvolver o seu próprio senso crítico.
O papel do professor é controlar o que os alunos estão fazendo no computador. C) O professor planeja o momento em que as TIC serão usadas em sala de aula. ... O papel do professor é verificar se todos têm acesso aos materiais.
Uma boa formação docente é de extrema importância para que os professores tenham uma base para desempenhar suas funções de maneira adequada, sendo as TICs algo novo no ensino, a capacitação dos profissionais torna-se essencial para que os mesmos estejam aptos na utilização dos recursos tecnológicos.