Ranking: Os melhores desidratadores de alimentos do mercado
As frutas colocadas no desidratador devem ter um tamanho uniforme. O pesquisador orienta que sejam utilizadas temperaturas de 40º a 50°C para vegetais folhosos e condimentos e de 60º a 70°C para frutas, legumes e tubérculos. A temperatura pode ser ajustada no próprio aquecedor.
Água fervente – Encha uma panela grande ate o meio com água, coloque a água para ferver e mexa os alimentos diretamente na água fervente. Cubra e escalde por aproximadamente 3 minutos. Retire os alimentos da água fervente e coloque-os em água gelada para esfriar.
Segundo CPRA (2009?), a temperatura ideal de secagem para frutas varia de 45 °C (mínima) à 60°C (máxima).
Para secar no forno O tempo médio de secagem no forno varia entre 4 e 12 horas mas, o mais adequado é que você faça o processo por etapas de 8 horas, durante 3 dias.
FORNO ELÉTRICO
Para secar no forno Forre a bandeja do forno com papel manteiga, coloque as frutas fatiadas, sem encostarem ou estarem amontoadas, mantenha o forno em temperatura baixa, entre 40 e 60ºC e o ventilador, circulador de ar do próprio forno, ligado (ou então, a porta do forno semi-aberta) pois a umidade terá de sair.
Pré-aqueça o forno a 90 graus por 15 minutos, se você não tiver como controlar a temperatura do seu forno ou se, por acaso, não houver esta temperatura, deixe-o na temperatura mais baixa que houver e mantenha a porta entreaberta durante o processo de desidratação.
Saiba como desidratar frutas no forno:
Modo de Preparo
Corte a laranja em rodelas. Coloque no microondas sobre um pedaço de papel toalha e também cubra com outro pedaço de papel toalha. Deixe no microondas por 18 minutos. É muito importante que você vire as rodelas de seis em seis minutos, para que desidratem por igual.
Para fazer as frutas desidratadas é simples. Escolha suas frutas preferidas (nossa recomendação é laranja e limão siciliano), corte em fatias e coloque em uma forma sob papel manteiga. Leve ao forno a 100° C, por cerca de 1h30min, dependendo da potência do seu forno e da fruta escolhida.
As fatias de laranja desidratadas são ótimas para fazer um lanche saudável ou para colocar no chá, na água gelada ou em coquetéis. As cascas de laranja desidratadas realçam o sabor e a fragrância de vários pratos diferentes. Se forem guardadas corretamente, essas iguarias podem durar meses ou até anos!
Se for armazenado corretmente ela irá dura de dois a três anos sem estragar. É importante ser um recipiente que tenha tampa de vedação, para evitar contato com o ar. A casca de laranja desidratada vem com uma data de validade escrita, que significa o tempo que ela estará melhor para consumo.
Asse as cascas por 30 a 60 minutos a 90 °C. Retire a assadeira do forno e deixe as cascas esfriarem completamente. Outra opção é deixar as cascas em assadeiras expostas em temperatura ambiente por vários dias para desidratar. Misture-as uma vez por dia.
A casca de laranja é usada, na medicina popular, para tratar também problemas como artrite, gota, excesso de ácido úrico, intestino preso, hipertensão, febre, astenia (fraqueza), cálculos renais, úlceras e obesidade (sim, ajuda a emagrecer pois vai consumindo as gordurinhas extras espalhadas por aí).