Apesar de a parreira não exigir muita adubação, é recomendada a colocação de adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) em torno do pé de uva uma vez por ano, preferencialmente a partir da brotação.
A parreira não é muito exigente em nutrientes, logo é suficiente a adição de adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) duas vezes por ano. A adubação deve ser feita em torno do pé de uva, preferencialmente no começo do inverno e a partir da brotação.
Após a escolha da muda e antes de fazer o plantio, a planta deve ser irrigada em um vaso com água por aproximadamente cinco minutos ou utilizando um regador. Após esse procedimento deverá ser feito um buraco no chão ou no vaso para posicionar a muda no centro e juntar a terra com os fertilizantes para cobrir a raiz.
Regar bem. Manter regas regulares, principalmente se o recipiente estiver sob cobertura. Adubações posteriores com 3 e depois 6 meses com adubos granulados comerciais do tipo cerca de 100 g/ muda aplicados ao substrato existente, mas procurando não tocar no tronco. Regar a seguir.
Plantar uva no quintal ou em vaso Caso seja sua opção, procure vasos de barro grandes, cerca de 50 litros, a fim de conter não apenas as raízes, como fertilizantes e pedriscos. É importante que tenha um furo no fundo do vaso para impedir o acúmulo de água e, dessa forma, evitar a proliferação de fungos.
200 dias
Siga os passos abaixo para produzir mudas por estacas de videiras sem porta-enxerto ou cavalo:
Agosto
Fase da lua: Muitos produtores aguardam a lua minguante ou nova de agosto, para realizar as podas da videira, quando a maior parte da seiva estaria na parte baixa da planta, evitando que a planta “chore” (perca seiva) e enfraqueça.
Como todas as plantas, o ciclo de vida da videira ocorre regularmente a cada ano. As condições climáticas de cada estação são as responsáveis por ditar o tempo de cada ciclo, sendo um de produção (primavera e verão) e outro de descanso (outono e inverno).
Dependendo da cepa e de condições como temperatura, luz e umidade, a taxa de polinização varia de 10 a 50%. E como são as flores da videira? São pequenas e verdes. A única parte colorida da flor é o estigma, que pode ser amarelado ou avermelhado.
O Choro da Videira ocorre logo após a fase de repouso vegetativo da videira, entre o fim do Inverno e início da Primavera. ... Sucede que antes da cicatrização dos ramos podados na videira e o nascimento de novos ramos, ocorre um esvaziamento de seiva até 1 litro por dia.
Videira. A videira, vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva.
A Videira Verdadeira (em grego: ἡ ἄμπελος ἡ ἀληθινή hē ampelos hē alēthinē) é uma alegoria ou parábola dada por Jesus no Novo Testamento. Encontrada em João 15:1–17, descreve os discípulos de Jesus como ramos de si mesmo, que são descritos como a "Videira Verdadeira", e Deus Pai, o "lavrador".
A maioria do sistema radicular da videira encontra-se nos primeiros 60 cm de profundidade do solo. A videira propagada por sementes origina uma raiz principal que se ramifica em raízes secundárias, terciárias, e assim, sucessivamente, até formarem as radicelas, onde ocorre a absorção de água e nutrientes.
Os caules tuberosos são aqueles que possuem o caule e a raiz debaixo da superfície do solo. Radicelas - São raízes minúsculas que são responsáveis pela absorção da maior quantidade de nutrientes e que germinam primeiro na semente.
A lua nova era mais indicada para o plantio de batatas e, também, para o trabalho de podas nas plantas; a lua crescente correspondia ao momento ideal para o plantio de mudas frutíferas; o período de lua cheia era o ideal para o plantio de mudas ornamentais; e durante a lua minguante, os povos antigos colhiam cereais e ...
Essa poda consiste no corte de galhos fininhos e normalmente com nenhuma ou pouca folha que aparecem no interior da copa da árvore. É importante cortá-los para que a planta possa respirar melhor e não desperdice a energia que será utilizada para a produção de flores e frutos.
Calendário Lunar de 2020