A forma e percurso deste canal são diferentes na mulher e no homem. A uretra feminina, mais curta do que a masculina, mede cerca de 4 a 5 cm de comprimento e conta com cerca de 8 mm de diâmetro.
Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra. Têm entre 25 a 30 cm de comprimento e cerca de 6 mm de diâmetro. Descem do abdômen superior, onde estão os rins, até a pelve, por trás dos órgãos gastrointestinais.
É um órgão par, retroperitoneal e descendente. Inicia na pelve renal, que representa sua extremidade superior dilatada e termina na bexiga, desembocando neste órgão pelo óstio ureteral. O ureter apresenta duas partes devido ao seu trajeto, à parte abdominal na região abdominal e pélvica na região pélvica.
Os ureteres são ductos que levam a urina do rim para a bexiga. São encontrados em nosso corpo dois ureteres, cada um partindo de um dos rins. Em média, os ureteres apresentam de 25 a 30 cm de comprimento e 4 a 5 mm de diâmetro.
Os ureteres se originam nos rins. ... Os ureteres são dois tubos que atuam no transporte da urina entre o rim e a bexiga.
A parede do uréter é formada por musculatura lisa, disposta em duas camadas, uma mais interna longitudinal e uma externa circular, surgindo, na zona proximal à bexiga, ainda uma terceira camada, longitudinal externa. A envolver externamente o uréter encontra-se outra camada fibroelástica.
Os ureteres são tubos musculares, com cerca de 40 cm (16 polegadas) de comprimento, cuja extremidade superior se une aos rins e a extremidade inferior à bexiga.
Estreitamento ou alargamento dos ureteres O estreitamento do ureter impede que a urina passe normalmente do rim para a bexiga. O estreitamento costuma ocorrer no ponto em que o ureter se une ao rim ou onde o ureter se une à bexiga.
O ureter ectópico é uma anormalidade congênita na qual um ou ambos os ureteres não desembocam no trígono vesical, e o local da inserção pode ser em qualquer local ao longo do trato reprodutivo ou urinário inferior. Sua ocorrência é mais comum em cães do que em gatos, e é mais freqüente nas fêmeas.
Ureter são dois tubos responsáveis de conduzir a urina dos rins até a bexiga. Já a uretra, é o tubo fibro-muscular responsável por levar a urina da bexiga pra fora do corpo.
Como esse exame funciona Como qualquer outro exame de imagem, na ultrassonografia do aparelho urinário o profissional responsável desliza o transdutor sob o abdômen, com a ajuda de um gel. O paciente permanece durante todo o procedimento deitado sob a maca.
A cistoscopia é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico da patologia vesical (da bexiga), incluindo o cancro da bexiga, inflamação ou cálculos (litíase), entre outras.
A cistoscopia é um exame rápido, durando em média 15 a 20 minutos, e pode ser feito no consultório médico sob anestesia local.
A cistoscopia pode ser feita no consultório médico ou no centro cirúrgico. Normalmente, a primeira cistoscopia é feita no consultório usando um dispositivo de fibra óptica pequeno e flexível. Se a cistoscopia é feita usando anestesia geral ou anestesia espinhal, o procedimento é feito no centro cirúrgico.
Especialistas em Cistoscopia , São Paulo
O doente é deitado numa marquesa e é inserido suavemente um tubo flexível (sonda de esvaziamento) na sua bexiga para medir o volume de urina que ficou na bexiga e avalia-se, através de uma tira-teste, se existem indícios de infeção urinária.
Urologia
O termo disúria engloba diferentes queixas durante a micção, tais como dor, ardência, queimação, incômodo ou sensação de peso na bexiga. O incômodo para urinar é sintoma muito comum na cistite e na uretrite, podendo ocorrer eventualmente na pielonefrite.
A infecção urinária é causada por bactérias que vivem entre a vagina e o ânus. Na verdade, o problema não são as bactérias, comuns nessa região. A complicação acontece quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo até chegar aos rins. Quando isso acontece, muito provavelmente irá surgir uma infecção.
Geralmente o tratamento consiste na administração de antibióticos, como a nitrofurantoína, fosfomicina, sulfametoxazol + trimetoprima, ciprofloxacina, levofloxacina ou penicilinas e seus derivados, que só devem ser usados quando recomendados pelo médico.