Médicos ginecologistas, urologistas ou proctologistas podem tratar pessoas com infecção por HPV. Outros especialistas podem ser indicados após análise individual de cada caso.
O remédio recomendado pelo médico varia de acordo com o formato da lesão, quantidades e local em que aparece, podendo ser indicado:
Na maioria das pessoas, o próprio organismo trata de eliminar o vírus. Mas, em outras, o HPV pode sobreviver e causar verrugas ou até o câncer. A principal forma de contágio do HPV é por via sexual, seja por relação anal, vaginal, oral ou outros tipos de contato durante uma relação.
A melhor forma de saber se uma pessoa tem HPV é através de exames de diagnóstico que incluem observação das verrugas, papanicolau, peniscopia, captura híbrida, colposcopia ou exame sorológico, que podem ser solicitados pelo ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem.
Veja a seguir 3 receitas naturais que ajudam a prevenir o câncer:
O aparecimento de feridas na língua, boca e garganta geralmente acontece devido ao uso de alguns tipos de medicamentos, mas também pode ser um sinal de infecção por vírus ou bactérias, e por isso, a melhor forma de descobrir a causa correta é consultando um clínico geral ou gastroenterologista.
O tratamento para afta inflamada na garganta pode ser feito com pomadas corticoides e anti-inflamatórias tópicas como, por exemplo, a Omcilon-A ou a Gingilone ou com pomadas anestésicas tópicas como Xylocaína pomada 5%, prescritas pelo médico, que podem ser aplicadas com o dedo ou com a ajuda de um cotonete.
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.
A doença está principalmente ligada a uma desregulação do nosso sistema imunológico. Entretanto, alimentos cítricos como abacaxi, kiwi, limão ou até mesmo tomate, podem desencadear o quadro de estomatite aftosa.