Não existe valor para m de modo que A = (3,m,1), B = (1,2,-1) e C = (-2,10,-3) sejam colineares.
Verificado por especialistas O valor de M para que os pontos (3,1), (M,2) e (0,-2) sejam colineares é igual a 4. Para sabermos se três pontos são colineares ou não, precisamos calcular o determinante. Se o determinante for diferente de zero, então os pontos não são colineares.
Se um ponto P(xP ,yP) do plano não pertence à circunferência, a distância do centro até ele é maior ou menor que o raio. Se a distância entre O e P for maior que o raio, podemos afirmar que P é exterior à circunferência. Se a distância entre O e P for menor que o raio, então P é interior à circunferência.
Estabelecendo a equação geral da reta s: ax + by + c = 0 e a coordenada do ponto P(x0,y0), conseguimos chegar à expressão capaz de calcular a distância entre o ponto P e a reta s: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Seja P (x, y) um ponto qualquer dessa reta. com a, b e c constantes. Assim, podemos afirmar que: Toda reta possui uma equação da forma ax + by + c = 0, onde a e b não são ambos nulos, que é chamada equação geral da reta.
Equação fundamental da reta Se a reta é paralela ao eixo x, m = 0 e a equação da reta será representada por y = yA. Se a reta é paralela ao eixo y, todos os pontos da reta têm a mesma abscissa e a equação será representada por x = xA.
Como obter a equação reduzida da elipse: Para o estudo que vamos fazer consideremos que a elipse tem os focos sobre o eixo dos xx e é centrada na origem, ou seja, no ponto (0,0) ....
a² = b² + c², em que 2c é a distância focal, como vimos anteriormente. Quando b > a, os focos da elipse estão sobre o eixo y, e teremos que b² = a² + c².
Em que a e b são as medidas dos semieixos maior e menor, nesta ordem. Conclusão: ao bater o olho em uma equação de elipse, iremos saber qual o eixo maior olhando qual variável tem o maior denominador, pois a>b.