a fome, onças, o frio etc.
Resposta. Resposta: alegria, medo e talvez dor pq eles devem ter se queimado.
A capacidade de controle de fogo foi uma mudança dramática nos hábitos dos primeiros seres humanos. Fazer fogo para gerar calor e luz tornou possível às pessoas cozinhar alimentos, aumentando a variedade e disponibilidade de nutrientes. ... O fogo também manteve predadores noturnos afastados.
Elas começam a aparecer no periodo do Paleolítico inferior, há 350 mil anos atrás. O controle de fogo também foi um elemento-chave que permitiu que os primeiros seres humanos se espalhassem em climas mais frios, mas essa expansão já tinha começado muito antes de 350 mil anos atrás.
a descoberta do fogo trouxe muitas melhoras para a vida do homem como: com a descoberta do fogo, ele cozinha alimentos como a carne, pois antes da sua descoberta eles comiam carnes crus. a descoberta do fogo permitiu o aquecimento com mais facilidade. o descobrimento fogo facilitava sua defesa ou também a sua caça.
Até que, um dia, talvez ao observar uma árvore atingida por um raio, os hominídeos primitivos descobriram algo que modificaria complemente o rumo da nossa evolução: o fogo. Ao dominar essa entidade, foi possível se aquecer, proteger-se dos predadores e ainda cozinhar os alimentos.
Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, ele desde cedo foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas (até os dias atuais), na produção de novos materiais (ajudando a fundir metais, por exemplo) e como fonte de calor para máquinas térmicas.
A descoberta do fogo foi importante para os homens do paleolítico porque permitiu cozinhar os alimentos, visto que naquele período os homens gastavam até 8 horas por dia apenas mastigando alimentos crus, principalmente a carne.
Resposta: pois com o domínio do fogo foi descoberta várias coisas tipo que se eles esquentassem a carne ela era mais deliciosa a matava mais a fome e também descobriram que com o calor eles podiam simplesmente se aquecer muito fácil nos dias frios.
Paleolítico Médio (250 mil anos a 50 mil anos a.C.) O fogo foi utilizado para iluminar o interior das cavernas, espantar animais silvestres e assar a carne dos animais caçados. As relações sociais solidificaram-se, pois os grupos reuniam-se em torno da fogueira.
A descoberta do fogo trouxe várias vantagens para a humanidade como: A possibilidade de fundir metais para melhores cortes(na pré-história), possibilidade de cozinhar(dentre outras formas de se preparar o alimento), e muitas outras que sem elas atualmente seria completamente diferente pois o fogo foi uma das formas de ...
O fogo, a roda, a agricultura, a pecuária, a escrita, a sociedade mesmo que tribal, a divisão do trabalho, o crime e o castigo...
Você já sabe que o fogo foi fundamental para a evolução dos seres humanos. Quando descobrimos o seu poder, cerca de 2 milhões de anos atrás, a vida se tornou muito mais fácil: aprendemos a cozinhar, ficamos mais aquecidos e ganhamos de brinde a proteção contra predadores.
Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.
Um dos primeiros capítulos da história do fogo foi o atrito entre dois pedaços de madeira, que só foi escrito muito depois. Isso porque o homem viu que saíam faíscas de dois galhos que se esfregavam com o vento. ... De maneira romanceada, ele conta como foi a descoberta do fogo pelos homens primitivos.
período neolítico
O novo estudo, de Wil Roebroeks, da Universidade Leiden (Holanda), e Paola Villa, da Universidade do Colorado (Estados Unidos), aponta que o domínio do fogo só foi conseguido entre 300 mil e 400 mil anos atrás.
De acordo com o texto o fogo surgiu a 400 milhões de anos aqui na Terra, graças aos raios que se formaram na atmosfera, provocando os primeiros incêndios.
A partir dessa conquista, o homem podia se aquecer, afastar animais selvagens do lugar onde vivia e... cozinhar! Cozinhar alimentos representou uma revolução. ... Com a barriga cheia, aquecido pelo calor do fogo, sem receio de ser devorado por animais famintos, o homem, ainda dentro da caverna, passou a dormir mais.
CONHEÇA 15 DAS MAIORES INVENÇÕES E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DA HUMANIDADE
O fogo sempre foi muito importante para o homem, e nos dias atuais isso não é diferente. Ele serve para aquecer do frio, cozinhar, iluminar, etc. O fogo, que foi a 1ª forma de energia que o homem dominou, é necessário em usinas de carvão, em caldeiras de navios e na queima do combustíveis.
Resposta. Sem a descoberta do fogo, a vida do ser humano seria uma lástima e poucas tecnologias atuais existiriam. Logo de início, o fogo serviu para a proteção do ser humano de grandes animais, além de iluminar às noites aumentando a segurança própria.
Através do domínio do fogo, que ocorreu no período Paleolítico, o homem foi capaz de realizar vários avanços em diversos setores. Alimentação: cozinhar alimentos ajudou a eliminar doenças e potenciais perigos e riscos de diversos tipos de comida, bem como garantiu uma digestão mais rápida.
O domínio do fogo foi uma das maiores conquistas do homem paleolítico. ... A sobrevivência humana não foi mais a mesma após o controle do fogo: conseguiam se proteger do frio, esquentavam os alimentos e de sobra espantavam animais ferozes.
O domínio do fogo pode, sim, ser considerado um conhecimento químico, uma vez que marca o processo de aprendizado humano a respeito do processo de combustão. ... Assim, menos sangue era necessário no estômago e mais sangue ficava disponível para o cérebro, que evoluiu bastante após a descoberta do manejo do fogo.