Cabeça para baixo, braço erguido e mão fechada coberta por uma luva negra. O gesto consagrado pelo movimento dos Panteras Negras, grupo que combatia a discriminação racial nos Estados Unidos na década de 60, ficou marcado na história olímpica durante os Jogos de 1968, no México.
Jesse Owens foi um atleta americano, negro, que ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936, na categoria atletismo. Suas conquistas foram importantes não só para ele, mas também para a humanidade. Os jogos aconteceram em Berlim, na Alemanha, quando o líder nazista Adolf Hitler estava no poder.
Os irmãos Adolf e Rudolf Dassler, que produziram o calçado de Jesse Owens, registrariam a Adidas de forma oficial em 1949, mas eles já estavam no mercado. Dezenove edições de Olimpíadas depois de Berlim-1936, a influência da tecnologia no esporte é cada vez mais evidente.
Em um 1 de agosto de 1936, Hitler deu início à décima primeira Olimpíada através de um novo ritual olímpico: um corredor chegou ao local carregando uma tocha que havia sido trazida por revezamento desde o local dos antigos jogos em Olímpia, na Grécia. ... A Alemanha foi a grande campeã da 11ª Olimpíada.
No final, a Alemanha arrebatou 38 medalhas de ouro, sendo a recordista de medalhas daquelas Olimpíadas. Apesar disso, quem se consagrou como a grande estrela daqueles jogos foi um atleta negro americano: Jesse Owens, que competiu quatro vezes e nas quatro levou a medalha de ouro.
Resumo: O artigo mostra como a Alemanha nazista usou os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 para resgatar a autoestima do povo alemão, difundir seus dogmas e, principalmente, exaltar a raça ariana como superior.
Na esfera esportiva, 21 modalidades (atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, luta, natação, pentatlo moderno, pólo, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro e vela) foram disputadas.
Os Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim foram os primeiros jogos a serem transmitidos na televisão, mas apenas para o público local.
1916, 1940 e 1944: as Olimpíadas canceladas pelas guerras Mas não foi a primeira vez que uma crise global causou mudanças no calendário das Olimpíadas. As edições de 1916, 1940 e 1944 foram canceladas por causa das duas grandes guerras mundiais.
6 de abril de 1896
De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.
A origem de tais jogos ocorreu na cidade de Olímpia, uma das cidades-estado da Grécia Antiga (ou Hélade), por volta do século VIII a.C.
A origem dos jogos esportivos na cidade de Olímpia é historicamente reportada ao ano de 776 a.C. Conta-se que um cidadão de Olímpia, Corobeu, venceu a primeira disputa do que hoje seria denominado como atletismo, correndo uma distância de cerca de 190 metros, disputada contra seis outros homens.
776 a.C.
Os Jogos Olímpicos, no formato que conhecemos, foram disputados pela primeira vez em 1896 na cidade de Atenas, na Grécia. Mas a origem da Olimpíada vem da Antiguidade, época em que a competição significava um período de trégua num mundo recheado de guerras e conflitos.
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.
NÃO SE SABE EXATAMENTE QUANDO A PETECA SURGIU, MAS SABE- SE QUE DESDE ANTES DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL ELA JÁ ERA PRATICADA PELOS ÍNDIOS BRASILEIROS; SENDO PORTANTO, INVENTADA NO BRASIL. NAQUELA ÉPOCA ELA ERA UTILIZADA PELOS ÍNDIOS COMO ATIVIDADE ESPORTIVA PARA GANHO DE AQUECIMENTO CORPORAL DURANTE O INVERNO.
Chegaram no Brasil trazidas pelos portugueses. Os tipos de pipa mais conhecidos são o de três varas, o de cruzeta e o de caixa. Para confecciona-las bastam algumas folhas de papel, varinhas e linha. A famosa dança infantil, de roda, conhecida em todo o Brasil, teve origem em Portugal, onde era um bailado de adultos.
Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada…
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.
Origem. Acredita-se que brincadeira tenha sido originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra-cega eram opção para recreação.
Jeito de brincar Um participante é escolhido para ser a cobra-cega. Ele é vendado e rodado dez vezes. Depois, o pegador sai atrás do grupo. Quem for pego coloca a venda, e o jogo recomeça.
Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.
Cabra-cega Este é um exercício bastante complexo porque exige da criança equilíbrio, noção de espaço e estimula todos os sentidos. "Para compensar a ausência da visão, a criança aguça a audição, olfato e percepção, daí a eficiência cognitiva e motora da brincadeira", explica Renato Romani.