Modo de preparo do cloro Pegue um balde grande e adicione toda a água, depois vá colocando o hipoclorito de sódio aos poucos. Vá agitando até que se transforme em uma mistura homogênea. O resultado disso será um cloro com potência de 5%, o ideal para limpeza pesada.
Onde podemos encontrar o cloro? – uma das principais ocorrências do cloro na Terra é na forma de cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha). – outros minerais também contém cloro em sua composição; como por exemplo a minetita, cloroargirita, silvita e piromorfita.
O cloro foi descoberto, em 1774, pelo cientista sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786). Porém, nesse momento acreditava que tratava-se de um composto com oxigênio. Em 1810, Humphry Davy (1778-1829) demonstrou que era um novo elemento químico.
17
Halogênio
Halogênio
Os calcogênios são todos os elementos químicos localizados na família ou grupo 16 (conhecida antigamente como família VIA), que recebem esse nome por causa da origem grega Khaltos (que quer dizer cobre) com a junção do termo genos, que quer dizer “origem nobre”.
Resposta. Já que o átomo do elemento está na família dos calcogênios (grupo 6A) e no quarto período, o elemento X é o Selênio (Se). Sendo assim, sabendo que o número atômico (número de prótons) do Selênio é 34, basta fazer uma soma para descobrir o número de massa, que é número de nêutrons + o número de prótons.
Calcogênio
Calcogênio é qualquer elemento químico pertencente do grupo 16 ou 6A da Tabela Periódica. Este grupo é formado pelos seguintes elementos: Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te), Polônio (Po), Ununhexium (Uuh). ...
Calcogênio ou calcogénio é todo e qualquer elemento químico do grupo da Tabela Periódica 16 (6A). ... Este grupo é formado por: Oxigénio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te), Polônio (Po) e Livermório (Lv).
Os elementos químicos do grupo dos gases nobres da Tabela Periódica são aqueles que estão localizados na família 18 ou, conforme notação mais antiga, família 8 A. Essa família também é chamada de grupo zero, porque a reatividade desses elementos em condições ambientes é nula.
O grupo VI A ou a família dos calcogênios, é formada pelos elementos Oxigênio, Enxofre, Selênio, Telúrio e Polônio. Os elementos dessa família possuem número de oxidação – 2. Sua configuração eletrônica sempre finaliza em ns2np4.
Na Tabela Periódica, existem duas colunas horizontais posicionadas do lado de fora do corpo principal. ... Os lantanídeos e os actinídeos foram posicionados do lado de fora da tabela porque apresentam um total de 30 elementos, o que torna impossível colocá-los no corpo principal da tabela sem deslocar os grupos 4 a 18.
O selênio ou selénio (do grego σελήνιον, resplendor da lua) é um elemento químico de símbolo Se, número atômico 34 (34 prótons e 34 elétrons) e com massa atómica de 78 u....
16
O iodo é um halogênio de número atômico 53, ou seja, apresenta 53 prótons e 53 elétrons, e massa atômica 126,9 u. Dentre os elementos que compõem a família VII A, o iodo é o qual apresenta menor reatividade e eletronegatividade. São encontrados em temperatura ambiente, em sua forma sólida (solido negro e brilhante).
Frâncio
O metal alcalino de menor número atômico é o halogênio de maior número atômico são, respectivamente. bielg33 está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.
Ununênio
Os metais alcalinoterrosos são os elementos que compõem a família IIA ou grupo 2 da Tabela Periódica. Os elementos desse grupo receberam o nome alcalinoterroso porque são encontrados em vários minerais presentes na terra, além de formarem com muita frequência substâncias básicas.
Possuem esse nome porque, ao reagirem facilmente com a água, formam os hidróxidos, substâncias consideradas básicas ou alcalinas, liberando o hidrogênio. Os metais alcalinos também reagem rapidamente com o oxigênio, produzindo óxidos.