Manter-se hidratado é importante para a regulação da temperatura corporal, por meio da sudorese. Nos dias quentes, o corpo elimina o suor que, ao evaporar, diminui a temperatura do corpo e evita superaquecimento.
A importância de estarmos hidratados e alimentados antes de fazer atividade física deve-se basicamente devido ao fato da necessidade de energia para a própria prática do exercício.
Assim, uma alimentação adequada, visa manter a saúde, preservar a composição corporal, favorecer as vias metabólicas associadas à atividade física; armazenamento de energia na forma de glicogênio; retardar a fadiga; promover hipertrofia muscular, quando necessário, e auxiliar na recuperação de lesões ou traumas ...
Qualquer forma de desidratação é séria e pode levar à morte se não tratada corretamente. Sendo assim, é fundamental estar atento aos sintomas. Inicialmente, a desidratação provoca dores de cabeça, cansaço, olho fundo, boca e axilas secas, diminuição das funções cognitivas e urina concentrada e em pouca quantidade.
Diarreia não tratada pode levar até à morte Segundo o médico, essa má absorção de nutrientes tende a provocar problemas de saúde, tais como anemia carencial (deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina B12), doenças ósseas (deficiência de cálcio) e alterações na pele (deficiência de vitamina B3).
Por dia, o Brasil registra mais de 4 mil novos casos e 15 mortes por diarreia, que se não tratada da forma correta – com a hidratação do paciente – pode até matar, principalmente crianças menores de 1 ano. Essa infecção ocorre principalmente pela falta de saneamento básico ou higiene, alimentos e água contaminados.
Principais causas da diarreia crônica
A diarreia constante pode ser causada por inúmeros fatores, sendo os mais frequentes infecções por vírus e bactérias, uso prolongado de medicamentos, alergias alimentares, distúrbios intestinais ou doenças, que geralmente provocam outros sintomas como mal estar, dor abdominal, enjoos e vômitos.