Voltagem padrão de Pernambuco é 220v.
O consumo nos fios depende da voltagem do aparelho. Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V. ... Da mesma forma, se a fiação gastar 0,5% da energia consumida por um chuveiro de 220V, a mesma fiação gastará 2% da energia de um chuveiro de 110V.
Se sua casa tem ligação bifásica (2 fases 220V e Neutro), para se transformar uma tomada para 220V basta ligá-la em duas fazes, devendo identificar os dois fios fases e fazer uma derivação de cada fio para essa tomada. Então eu só preciso identificar o outro fio 110 volts e ligar com o neutro.
Na instalação doméstica é isso que ocorre: se pegarmos qualquer fase e o neutro teremos 110 V, e se pegarmos as duas fases, como estão em oposição, teremos 220 V. ... Uma das fases e o neutro são usados para alimentar o circuito das tomadas de energia que vão distribuir-se pela casa.
Agora para 220v o correto é ter Fase/Fase e Terra, isso para evitar sobre carga, e caso ocorra ela será descarregada no Terra, mas se por ventura no lugar no Terra for o Neutro, haverá uma corrente a mais no circuito, que pode ocorrer a descarga elétrica, e essa não tem por onde sair, causando assim o choque.
A tomada bivolt tem dois bornes para os cabos de fase L1 e L2, o N para o cabo de neutro, além do borne para o cabo de proteção que tem símbolo de aterramento. A identificação dos bornes não é muito difícil, e na embalagem mostra como fazer a ligação. A tomada bivolt tem 4 bornes para conexão dos cabos.