Liderar é dirigir pessoas. Ou seja, saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados. ... Mas, na prática, um líder pode ser uma pessoa que se destaca de maneira informal, uma referência dentro de um grupo que motiva e que serve de exemplo para os demais.
Há cinco principais elementos do trabalho em equipe. São eles: Poder/Autoridade Moral/Coesão, Normas/ Padrões, Metas/Objetivos, Mudança/Desenvolvimento, Poder/Autoridade. Qualquer equipe tem um chefe, líder ou coordenador cuja responsabilidade é alcançar resultados por meio dos esforços de várias pessoas.
Liderança criativa é uma filosofia e um ato: desenvolve e realiza ideias inovadoras por meio da ambição compartilhada de melhorar o mundo através da formação de empresas. ... A liderança criativa como filosofia adota a mudança como um dado, enquanto busca oportunidades em qualquer lugar.
Um líder criativo tem algumas características essenciais que são a chave para o crescimento exponencial de seus negócios. São líderes focados em pessoas. Eles têm empatia, levam o lado humano de sua equipe em consideração, sabem ouvir suas ideias e tentam entender o ponto de vista daqueles que não concordam com elas.
Torne-se um líder inovador com estas 5 dicas
Característica inovadora não é uma propensão genética ou algo inato. O profissional inovador, na verdade, deve desenvolver sua criatividade e capacidade, se quiser se destacar em seu segmento. A inovação é geralmente associada a negócios disruptivos, a empreendimentos realmente revolucionários para o mercado.
O Gestor Inovador é visto como alguém com alta capacidade de execução, que muitas vezes colabora com ecossistemas externos.
O líder deve ajudar a dar direção ao esforço inovativo, sinalizando aspectos estratégicos do negócio para os quais a inovação pode contribuir. Desafios do presente, oportunidades latentes e territórios de inovação a serem explorados devem ser definidos pela liderança.
O líder é o maior responsável por fazer a inovação acontecer em uma empresa. É dele o papel de motivar e impulsionar a equipe assim como estimular a geração de ideias e o engajamento dos colaboradores.
A construção de um novo perfil para o gestor inovador exige mudança pro- funda na forma de ver e de fazer a educação nas instituições de ensino, sen- do necessário ainda considerar o ideário traçado por Veiga (2001): romper de maneira definitiva com as estruturas mentais e organizacionais fragmentadas existentes na ...
Para atuar como diretor de escola, o profissional precisa ser formado em Pedagogia. Mas há uma concessão para os graduados em outras áreas, com licenciatura em Educação. Todos estão, teoricamente, aptos a gerir uma escola.
Acompanhar e orientar os processos pedagógicos A gestão escolar, neste caso, deve acompanhar, supervisionar e orientar sua equipe colaboradora. O diretor é também responsável por mostrar que as tecnologias não podem ser dissociadas do processo de ensino.