O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega ...
Cada vez que seu coração bate, o sangue é bombeado através das artérias e veias, os vasos sanguíneos do seu sistema circulatório. A pressão sanguínea arterial é produzida pela força exercida pelo sangue contra as paredes das artérias, que levam o sangue pelo seu corpo inteiro.
Quando a pessoa é hipertensa, essa força é tão grande que agride a parede das artérias. Como resultado, as artérias vão ficando cada vez mais rígidas e estreitas. O dano nos vasos facilita o acúmulo de gordura e a formação de coágulos que podem entupir artérias do coração e provocar um infarto.
Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.