A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
A pele é formada por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. A epiderme atua como uma estrutura que protege o corpo contra o atrito, a dessecação e a entrada de micro-organismos. Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas e sebáceas, de origem epidérmica.
A hipoderme ou tecido subcutâneo localiza-se abaixo da derme, portanto, é uma profunda camada de tegumento. Ela é formada por tecido conjuntivo e representa entre 15% a 30% do peso corporal. A ligação entre a derme e a hipoderme é garantida por fibras de elastina e colágeno.
Pode ter uma camada variável de tecido adiposo dependendo da região do corpo. Além da função de reservatório energético, a hipoderme apresenta a função de isolamento térmico, modelagem da superfície corporal, absorção de choques e preenchimento para a fixação de órgãos.
A hipoderme não é mais considerada uma camada da pele, isso porque ela fica embaixo da pele, dando sustentação e suporte para toda a derme e a epiderme.
Hipoderme: camada rica em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas). A gordura armazenada no tecido subcutâneo constitui reserva de energia, atua como isolante térmico e protege contra traumas. Ela apoia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo.