Os braços devem ser apoiados na cadeira e os cotovelos devem ficar em um ângulo reto (90 graus). ... Quando sentado em uma cadeira que rola e gira, não torça o quadril enquanto está sentado. Em vez disso, mova seu corpo em bloco. Ao levantar-se da posição sentada, evite dobrar para a frente (fletir a coluna).
“O jeito correto é sempre agachar com as costas retas, pegar o peso no chão flexionando o joelho e fazer braço de alavanca no quadril, não na coluna ou joelho”, explica Ana Paula.
Assim, se você gosta de fazer agachamentos, continue, mas não todos os dias, pois, quando realizamos um treino, causamos pequenos rompimentos nas nossas fibras musculares e o corpo, por sua vez, constrói moléculas para colocar nas fissuras, aumentando o volume do músculo.
A gravidade de fazer agachamento de forma errada e sem orientação pode chegar até a lesões dos meniscos, contraturas de variados graus e até lesões nos discos intervertebrais.
Quem agacha bem tem uma boa mobilidade de quadril e força nos grandes grupos musculares das pernas. É um exercício de fortalecimento dos músculos das coxas, quadris, glúteos, bem como ossos, tendões e ligamentos. Por isso, deixa as coxas e o bumbum durinho", conta.
Procure manter as pernas próximas, sem afastar a base. Não há regra, apenas vá tentando um pouco de cada vez, alguns segundos ou minutos por dia, todos os dias. Afinal, ficar de cócoras é como qualquer novo hábito: A constância em praticá-lo é a chave para o sucesso.
Como executar corretamente o exercício de agachar?
Gelo ou água gelada Se você sentir uma fisgada, aplicar gelo imediatamente evita a formação de um edema mais grave, amenizando a dor muscular após a academia. No dia seguinte, a imersão por 15 a 20 minutos em água gelada (crioterapia) promove a vasoconstrição e também alivia o incômodo.
Quando sentir qualquer tipo de dor muscular pós-treino, coloque gelo picado em um saco impermeável, envolto em uma toalha, sobre a região dolorida. 2. Depois de esfriar, aquecer: depois de aplicar o gelo na região, nada como tomar um banho quente para relaxar os músculos.
"Treinei um monte e não senti minha musculatura doer no outro dia, será que não tive resultado?" Muitos de nós acreditamos que ficar dolorido após o treino é o único indicador de um treino foi eficaz. Mas, calma. Não ter dor muscular pós-treino não significa, necessariamente, que você não tenha treinado o suficiente.
Elas costumam aparecer quando o músculo não está preparado para determinada atividade. O ideal é manter a intensidade dos treinos o mais próximo possível do ponto, no qual estas dores não apareçam. É importante diferenciar as dores que sentimos logo após a prática intensa.