Mudas novas de três-marias podem ter o incentivo da poda para aumentar a copa. Durante a estação do crescimento, primavera e verão, cortar ramos junto a brotações novas, retirando cerca de 30 cm ou pouco mais.
Confira algumas dicas:
Ela se dá bem se for plantada no chão e diminui se for plantada em vaso. Não esquecer do composto orgânico. Para ajudar na adaptação da planta ao solo, deve-se molhar diariamente, durante 45 dias. Após esses 45 dias, molhar duas vezes por semana, observando a necessidade da planta.
Plante as mudas em local que receba sol o dia todo, em solo misto (misture areia, composto orgânico e substrato para mudas em partes iguais) e regue só quando a terra secar superficialmente, já que essa espécie não suporta encharcamento.
O substrato deve propiciar boa drenagem e aeração, sendo composto por uma mistura homogênea de terra vegetal e areia. A irrigação em vasos exige a certeza de que o substrato está seco. Para verificar a umidade, insira um pedaço de madeira (pode ser um palito de churrasquinho) ou o dedo no solo.
Em dias quentes e secos, pode precisar de até 2 regas no mesmo dia. Evite regas em excesso, só regue a planta quando o solo estiver quase seco. Teste o solo colocando o dedo, tentando mantê-lo sempre úmido, mas nunca encharcado, ou empapado.
Lua nova
lua minguante
Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.
Março: oliveiras e outras árvores de fruto, no minguante. Para cortes mais profundos das oliveiras, faça-o em abril. Árvores de frutos como limoeiros, laranjeiras, tangerineiras deve ser feita antes da rebentação, sensivelmente 1 mês após a colheita.
A poda de formação deve acontecer a partir do primeiro ano da limeira ácida. São eliminados os ramos que crescem perto do solo, no porta-enxerto, ou com crescimento lateral fora do comum. Essa medida evita maiores problemas com entrelaçamento de galhos.