A Bahia é o mais antigo estado brasileiro e, hoje, o mais populoso da região Nordeste. A colonização na região começou quando o navegador português Pedro Álvares Cabral aportou na Baía Cabrália, em 22 de abril de 1500. A primeira missa foi celebrada no local pelo frei franciscano Henrique Soares Coimbra em 26 de abril.
O estado da Bahia foi divido geograficamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sete mesorregiões, que por sua vez abrangiam 32 microrregiões, segundo o quadro vigente entre 1989 e 2017 que agrupava os municípios no estado.
Formação Histórica - O Estado da Bahia foi o local onde, primeiramente, aportaram os portugueses no Brasil, em 1500. Seu povoamento teve início no ano de 1534, sob forte influência dos jesuítas. A cidade de Salvador foi fundada em 1549 como a primeira capital do Brasil, pelo Governador-Geral Tomé de Souza.
6 702 hab. Divisa Alegre é um município brasileira do estado de Minas Gerais, emancipado em 1995. Está localizado no norte de Minas Gerais, na microrregião de Salinas e compõe com outros municípios o Alto Rio Pardo, próximo à divisa de Minas Gerais e Bahia.
Salvador
Vila da Rainha (próxima ao rio Itabapuana, RJ) - 1538-39. Vitória (Ilha de Santo Antônio, ES) - 1540. Salvador (BA, 1a capital do Brasil)/Itanhaém (SP) - 1549. Santo André da Borda do Campo (SP) - 1553.
Segundo alguns estudos os primeiros habitantes foram um grupo indígena conhecidos como tupiniquim da família tupinambá, das quais os europeus tiveram os primeiros contatos, particularmente já habitavam em quase todo litoral baiano.
Salvador
Governador