Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
Pelo menos um mérito, porém, ninguém jamais vai tirar dos espanhóis: ainda no século XV, muito antes de transformarem em tática de jogo a roda de bobo, eles já tinham criado a própria palavra bobo – derivada, provavelmente, do latim balbus, “gago, tartamudo”, de onde saiu também nosso verbo balbuciar.
Nesse estudo, apresentamos a origem de alguns Jogos Populares, dentre eles destacamos: amarelinha, bola queimada, bets, bilboquê, ioiô, pião, bugalha e gude. Verificamos que a maioria dos Jogos Populares tiveram sua origem ainda na antiguidade egípcia e greco/romana.
O resgate das brincadeiras tradicionais seria uma forma de valorizar a cultura lúdica infantil, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico e social tanto das crianças, como de adultos e idosos, aproximando assim diferentes gerações.
As brincadeiras antigas funcionam como pontes para o passado, pois quando as crianças brincam, elas se defrontam o tempo todo com vestígios que as gerações mais velhas deixaram. Por isso, ... -Resgatar as brincadeiras tradicionais, reconhecendo-as como elemento do desenvolvimento infantil.
Resgate dos brinquedos de antigamente ajuda crianças a aprenderem a se expressar, lidar com os sentimentos, resolver conflitos e respeitar regras e companheiros. ... Isso acontece porque é no brincar que a criança trabalha o desenvolvimento emocional, social e cognitivo.
Você sabe o que as brincadeiras antigas proporcionam?
As brincadeiras exercitam e melhoram a capacidade emocional, intelectual, motora e social das crianças. Brincar, além de ser superdivertido e fazer parte da vida de qualquer criança, é fundamental para o seu processo de aprendizagem.
Nesta perspectiva, o Centro de Referências em Educação Integral selecionou algumas práticas tradicionais que podem promover diálogos intergeracionais e, claro, entreter as crianças.
Saiba quais são os benefícios das brincadeiras de criança
Brincar fortalece o sistema imunológico, estimula a criatividade, desenvolve os sentidos e melhora a coordenação motora, além de trazer prazer e felicidade para elas. Também faz melhorar as relações sociais, os aspectos cognitivo e emocional, gerando resiliência.
Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.
50 brincadeiras que atravessaram gerações e continuam vivas nos dias atuais
Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, ...
6 brincadeiras antigas que estimulam
Confira os brinquedos mais procurados para o Dia das Crianças...
Confira os brinquedos mais vendidos nesse momento, além de dicas para faturar mais alto com a venda deles!...Com isso em mente, confira exemplos dos mais vendidos:
Dúvida no Dia das Crianças? Veja 10 brinquedos mais vendidos da Amazon
Lego
Para saber isto é só dar uma olhada na tabela abaixo e constatar que os brinquedos mais vendidos no Brasil são as bonecas, os bonecos, os bichos, as personagens e todos os seus acessórios; se somados aos carrinhos, trens e outros exemplos de brinquedos que também imitam as pessoas e objetos do mundo dos adultos, ...
10 brinquedos mais caros já vendidos no mundo
Resposta. Resposta: os brinquedos de antigamente eram muitos sem graça sem tecnologia os de agora são tem muita tecnologia.
A professora questionou: "Quais foram os primeiros brinquedos?" e "Do que eram fabricados?". "De ferro", respondeu um. "De plástico", disse outro. Isaura explicou que, antigamente, a maioria era feita em casa com pano, madeira ou espiga de milho.
5 nomes de brinquedos antigos dos anos 50
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas. Não pare agora...