Adulto: Medir a distância da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e deste até o apêndice xifóide para sondagem nasogátrica; caso seja enteral adicionar 10 cm OU a distância do apêndice xifóide até o ponto médio da cicatriz umbilical.
Para verificar se a sonda está no local: Injetar 20 ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos; 14. Colocar a ponta da sonda no copo com água - se tiver borbulhamento está na traquéia./span>
A sondagem nasoenteral é indicada em casos de pré e pós operatório de diversas cirurgias, estado comatoso, anorexia, dentre outros./span>
A sonda nasogástrica é um tubo fino e flexível, que é colocado no hospital desde o nariz até ao estômago, e que permite manter a alimentação e a administração de medicamentos em pessoas que não conseguem engolir ou se alimentar normalmente, devido a algum tipo de cirurgia na região da boca e garganta, ou devido a .../span>
O local de inserção da sonda de alimentação normalmente depende do tempo necessário para a alimentação por sonda: Por menos de 4 a 6 semanas: Uma fina sonda de plástico é introduzida pelo nariz, descendo a garganta, até alcançar o estômago (chamada de sonda nasogástrica) ou o intestino delgado (sonda nasoduodenal).
A alimentação por uma gastrostomia é semelhante à alimentação pelo sonda nasogástrica. A principal diferença é o local de entrada do cateter, que se faz pela parede abdominal. O alimento pode ser administrado por bomba infusora, gotejamento em equipo ou seringa.
As principais causas de retirada da sonda de alimentação foram relacionadas ao paciente e à obstrução. As medidas proativas para evitar a obstrução da sonda foram impactantes no período em que foram aplicadas as demais medidas tiveram baixo impacto.
Use água morna e sabão para limpar em volta do local de 2 a 3 vezes por dia ou conforme necessário. Certifique-se de gentilmente esfregar todas as áreas crostosas na pele em volta do tubo e sobre o próprio tubo. Após a limpeza, lavar ao redor da área com água e secar.
O tempo de permanência da sonda nasogástrica variou de dois a 90 dias, com duração média de sondagem de 19 dias.
A amostra foi constituída por 48 pacientes notificados com Infecção Hospitalar relacionado à cateterização vesical de demora. O tempo de permanência com a sonda vesical de demo- ra foi de 21-28 dias.
Higienização de frasco, equipo e seringa Para fazer essa higienização, recomendamos utilizar o hipoclorito de sódio da seguinte forma: Em uma vasilha com 500ml de água fervida e fria, pingue 15 gotas da solução. Coloque os materiais dentro por 20 minutos. Após isso, não é preciso enxague, pois a solução evapora./span>
7) O frasco, o equipo e a seringa são descartáveis, mas podem ser reutilizados enquanto estiverem em condições de uso (limpos, sem resíduos, sem rachaduras, com o êmbolo deslizando facilmente dentro da seringa); 8) Lave o frasco, o equipo e a seringa com água e detergente neutro e enxágüe bem.
equipos disponíveis