EQST

Qual A Isenço Para Produtor Rural?

Qual a isenção para produtor rural?

O produtor rural também é isento de impostos? O produtor rural formalizado só tem direito ao desconto do veículo e não existe isenção de impostos, a isenção de impostos se dá no caso dos taxistas e para as pessoas com deficiência.

O que comprova atividade rural?

Documentos que comprovam a atividade rural A quarta categoria, dos segurados especiais, tem que comprovar a atividade rural por meio de uma autodeclaração preenchida pelo próprio trabalhador com informações sobre o tipo de imóvel em que exercia a atividade, sobre os familiares que participaram das atividades, etc.

Como se comprova a condição de segurado especial?

Forma de comprovação da atividade rural

  1. declaração de aptidão ao PRONAF;
  2. contrato de arrendamento, de parceria ou de comodato rural;
  3. documentos fiscais relativos a entrega de produção rural a cooperativa agrícola, entreposto de pescado ou outros, com indicação do segurado como vendedor ou consignante;

Como comprovar o regime de economia familiar?

Documentos em nome dos pais ou do cônjuge podem servir como início de prova material para a concessão do benefício de aposentadoria rural no regime de economia familiar.

Como comprovar atividade rural antes de 1991?

Para provar atividade rural anterior a 1991, o INSS informou, por nota, que “aceita uma série de documentos, caso o segurado não possua carteira de trabalho ou carnês de contribuição, tais como holerites, crachás e contratos que comprovem sua ligação com a empresa ou façam referência a ela.

Como fazer averbação de tempo de serviço rural?

A comprovação do tempo de serviço em atividade rural, seja para fins de concessão de benefício previdenciário, seja para a averbação de tempo de serviço, deve ser feita mediante a apresentação de início de prova material, sendo admitidos outros documentos além daqueles previstos no artigo 106 , parágrafo único , da Lei ...

Pode juntar tempo rural com urbano?

Aposentadoria Híbrida: Como funciona a soma do tempo rural e urbano para fins de carência. A aposentadoria Híbrida, é uma modalidade onde pode ser somado e computado o tempo rural e urbano para fins de carência, e ter o tempo necessário na hora de requerer a aposentadoria.

Quem tem direito a aposentadoria híbrida?

No ano de 2020, as mulheres precisam ter 60 anos e 6 meses de idade mínima para requerer a aposentadoria híbrida; No ano de 2021, elas precisam ter 61 anos de idade mínima; No ano de 2022, elas precisam ter 61 anos e 6 meses de idade mínima; A partir do ano de 2023, elas precisam ter 62 anos de idade mínima.

Quanto tempo de trabalho rural conta para aposentadoria?

Trata-se do benefício devido ao trabalhador que alcança 20 anos de contribuição e possui 65 anos de idade (homens) e 15 anos de contribuição e possui 62 anos (mulheres). Casos de pessoas que iniciaram a vida profissional no campo e posteriormente foram para a cidade é bastante comum.

Como indenizar tempo Rural?

Pagamento das contribuições para inclusão de tempo rural na CTC. Perceba, então, que o valor da indenização a ser paga é de 20% da remuneração que o servidor público recebe no RPPS em que pretende averbar o período rural, respeitado o teto previdenciário do RGPS.

Como calcular a indenização ao INSS?

Vale pra todos os contribuintes do regime geral que podem pagar esta indenização. O valor da indenização pra cada mês corresponde a 20% da média aritmética simples dos 80% maiores salários de todo o período contributivo desde 07/1994.

Como funciona aposentadoria híbrida?

A aposentadoria híbrida consiste em uma modalidade que possibilita ao trabalhador somar o tempo de atividade rural junto ao tempo da atividade urbana, para assim alcançar o período de carência necessário para obter o benefício.

O que é período de atividade rural?

Por isso, a lei do RGPS estipulou que o tempo de atividade rural substitui o período de carência para concessão do benefício. Nesse sentido, o segurado especial deve demonstrar o exercício por 180 meses nos anos imediatamente anteriores à data do requerimento, permitindo-se a atuação descontínua.

O que é preciso para a aposentadoria rural?

Para se aposentar por tempo de contribuição, o trabalhador rural homem deve contar com 35 anos de tempo de contribuição, mais 180 meses de carência. Já as mulheres também precisam do mesmo tempo de carência, mas devem ter 30 anos de contribuição.

Como preencher autodeclaração rural?

Dicas de como preencher a autodeclaração dos trabalhadores rurais

  1. Não mentir. ...
  2. O formulário disponível no site do INSS, em que pese esteja pronto, pode ser editável incluindo mais linhas, porém não deve ser retirado as informações que não serão utilizadas. ...
  3. Quando houver alteração do grupo familiar no período trabalhado deverá ser preenchido mais de uma autodeclaração.

Como recolher o INSS do produtor rural?

Os recolhimentos relacionados a empregados, ou demais trabalhadores a serviço do produtor rural devem ser realizados até o dia 20 do mês seguinte ao de referência, enquanto a contribuição em relação a si (contribuinte individual) deve ser até o dia 15 do mês seguinte ao de referência (artigo 30, I, “b”, II, lei 8.