Utilizando essas informações, podemos concluir que a pressão atmosférica é maior na praia (altitude menor) do que nas montanhas (altitude maior).
A camada mais externa (mais alta) de ar que envolve a Terra comprime a mais baixa exercendo influências sobre ela. Nessa região passam a existir mais moléculas por unidade de volume, dizemos então que a pressão nas regiões mais baixas, ao nível do mar, é maior. Ela corresponde a 1 atm (uma atmosfera).
A pressão atmosférica é medida por barômetros. Há 2 tipos básicos de barômetros: mercúrio e aneróide. O mais preciso é o barômetro de mercúrio, inventado por Torricelli em 1643. Consiste de um tubo de vidro com quase 1 m de comprimento, fechado numa extremidade e aberto noutra, e preenchido com mercúrio (Hg).
Resposta: Quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica local, isso porque há uma maior camada gasosa e menos rarefeita. Assim, a cidade ao nivel do mar terá maior pressão atmosférica.
Os instrumentos de medição mais simples e básicos são régua – tem escalas de milímetros/centímetros ou polegadas, sendo que as mais usadas são as régua com até 60 centímetros. A trena também é bastante comum, mas na maioria dos casos é usada para medir espaços maiores em milímetros, centímetros e metros.
termômetro