Os nutricionistas que atuam na saúde coletiva são responsáveis pela organização, coordenação e avaliação de serviços nutricionais voltados para o controle de qualidade de produtos alimentícios. Também participam de inspeções sanitárias.
Entre as atuações do nutricionista, estão o combate à obesidade infantil, a orientação sobre a alimentação adequada para os idosos e a nutrição para gestantes, diabéticos, pessoas com hipertensão arterial etc. Além, é claro, de orientar dietas especiais para quem apresenta IMC elevado.
Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes. O nutrólogo também é quem pode prescrever medicamentos, quando necessário para tratar algum distúrbio ou doença.
O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular.
Primeira consulta: saiba o que não pode faltar
Consulta com um nutricionista: como funciona? Confira todos os detalhes!
A teleconsulta é a possibilidade de realizar uma consulta médica de forma remota, por meio de tecnologias seguras de comunicação online, como videoconferência ou aplicativos de vídeo-chamadas utilizando computadores, tablets ou smartphones para a função.
Imagine que, normalmente, seus pacientes consigam pagar por uma consulta que custa, em média, R$ 300 reais. Porém, durante a pandemia, eles diminuíram sua jornada de trabalho, e consequentemente, estão recebendo menos. São nessas situações que você deve ser mais flexível, e negociar um novo preço.
A consulta online nada mais é do que uma consulta médica usual, mas realizada de maneira remota. É feita com a ajuda de tecnologias seguras de comunicação online, como programas ou aplicativos de videoconferência, em geral desenvolvidos para esse objetivo. Isso permite um funcionamento mais certeiro e direcionado.
Em suma, a Lei da Telemedicina ou consulta médica online é o atendimento clínico através de chamadas de videoconferência, telefone ou até mesmo por aplicativos de mensagens, com a utilização de aparelhos e tecnologia que já estão presentes nas casas de grande parte da população.