O estudo dos gases tem sido muito importante para a sociedade, uma vez que permitiu que os conhecimentos sob a atmosfera pudessem ser desenvolvidos, e principalmente, controlados.
Por isso, criou-se a Lei de Boyle, também conhecida como Lei de Boyle-Mariotte que diz o seguinte: “Em um sistema fechado em que a temperatura é mantida constante, verifica-se que determinada massa de gás ocupa um volume inversamente proporcional a sua pressão.”
Os volumes pulmonares estáticos são constituídos por quatro volumes (compartimentos indivisíveis) e quatro capacidades (compartimentos compreendendo dois ou mais volumes), a saber: volume de ar corrente (VAC), volu- me expiratório de reserva (VER), volume inspiratório de reserva (VIR), volume residual (VR), capacidade ...
Com- preende três volumes primários: VAC, VIR, VER. Corresponde a cerca de 70-75% (80) da CPT. Conforme a mensuração for inspiratória ou expirató- ria, lenta ou forçada, podemos ter: (1) Capacidade vital inspirada (CVI): medida reali- zada de forma lenta partindo de expiração completa até inspiração plena.
Volumes Pulmonares Volume de reserva inspiratório (VRI): é o volume que pode ser inspirado além do volume corrente, sendo usado geralmente durante grandes esforços ou prática de exercícios físicos.