A Genética do Comportamento, conforme descrita por Lima (1997), busca identificar comportamentos particulares associados a determinados códigos genéticos; é um subsídio para os profissionais da saúde (incluindo-se o Psicólogo) com dados técnicos (e clínicos) que facilitam o processo de aconselhamento psicológico dos ...
Piaget
Segundo Piaget, o conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois. Para ele, a inteligência é relacionada à aquisição de conhecimento na medida em que sua função é estruturar as interações sujeito-objeto.
Genética, de Gênese, conjunto dos fatos ou elementos que concorrem para a formação de alguma coisa. Desta forma, "Epistemologia Genética" expressa a ideia de busca pelo entendimento de como surgiu o conhecimento e como ele se modifica com o tempo.
Resumo: A Epistemologia Genética proposta por Piaget é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder não só como os homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso.
A Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget, e consiste numa síntese das teorias então existentes, o apriorismo e o empirismo. ... Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito.
Jean Piaget (1896-1980) nascido na cidade de Neuchâtel na Suíça, foi um especialista em psicologia evolutiva e dedicou-se aos estudos de epistemologia genética. Revolucionou a Educação, pois seus estudos derrubaram paradigmas relacionados à aprendizagem.
Para Piaget, a estrutura cognitiva vai construindo-se concomitante à construção de novos conhecimentos, por meio da busca natural do homem de adaptar-se ao meio ambiente. Piaget concebe o homem como sujeito ativo dentro do processo de aprendizagem, por entender o conhecimento como o resultado da interação homem-meio.
De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.
As diferenças básicas estão nas teorias de aquisição da linguagem e o conceito de filosofia da linguagem dentro da linguística, entre o construtivismo de Piaget e o inatismo de Chomsky.
A importância da cultura, da linguagem e das relações sociais na teoria de Vygotsky fornece a base para uma educação na qual o homem seja visto na sua totalidade: na multiplicidade de suas relações com outros, na sua especificidade cultural; na sua dimensão histórica, ou seja, em processo de construção e reconstrução ...
1 Levando-se em consideração as diferentes formas de escrita do nome do estudioso russo Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) - Vygotsky, Vigotsky, Vygotski, Vigotskii, Vigotski, entre outras -, a forma usual neste trabalho será Vigotski, exceto as referências, as quais serão escritas conforme a grafia do texto original.