Na situação inicial, a introdução das informações que darão origem ao enredo e dos personagens e seus perfis físicos e psicológicos. Logo após, o desenvolvimento do conflito a ser enfrentado pelos protagonistas; geralmente, essa é provocada pelos antagonistas. Em seguida, temos o clímax: ponto alto da narrativa.
Introdução: A introdução se refere à situação inicial da história. Também chamada de apresentação, é nesta parte da narração que são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagens, enredo e narrador. Ficamos sabendo quem, quando e onde.
Desenvolvimento: aqui grande parte da história é desenvolvida com foco nas ações dos personagens. Clímax: parte do desenvolvimento da história, o clímax designa o momento mais emocionante da narrativa.
Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.
Comece