Uma palavra é formada por unidades mínimas que possuem significado. A essas chamamos de elementos mórficos ou morfemas. Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: radical, desinência, vogal temática, afixos, vogais e consoantes de ligação. ...
DNN
Radicais:
Floresta - tirando a palavra "esta", temos novamente a palavra flor e mais uma vez flor é o radical. Florada - de novo flor é o radical, vemos isso se tirarmos "ada".
Qual a diferença prática entre radicais e palavras cognatas? ... Palavras cognatas são palavras que apresentam um mesmo radical. [corp] radical. corpo, corporal, incorporar, corporação, corpúsculo, corpanzil: palavras cognatas.
est
Há um radical + prefixo + sufixo, mas se um deles for retirado, prejudica o sentido: Amanhecer -> amanh (?)
Resposta. Igual, pois "des" é o prefixo, enquanto "dade" é sufixo. Desigualdade deriva de igual.
Resposta. a palavra livro é um radical de origem grega, desta palavra a forma Biblio - sentido livro e forma biblioteca.
Desigualdade provém de igualdade, que provém de igual. Ou seja, se retirarmos o prefixo de “desigualdade”, teremos como resultado “igualdade”, uma palavra que pertence ao léxico do português.
Ocorreu um processo chamado derivação prefixal e sufixal ou prefixação e sufixação. Isso acontece quando a palavra primitiva recebe, ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo, independentes entre si. Se tirarmo o prefixo "des", a palavra igualdade existe. E se tirarmos o sufixo "dade", a palavra desigual também existe.
O prefixo é um tipo de morfema e afixo que, assim como o prefixo, forma uma palavra através de um determinado radical....Sufixos.
A derivação é um processo de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos a um radical.
Derivação Prefixal Acréscimo de um prefixo à palavra primitiva; também chamado de prefixação. Por exemplo: antepasto, reescrever, infeliz.