Aprendeu a esculpir e entalhar ainda criança, observando o trabalho de seu pai que esculpiu em madeira uma grande variedade de imagens religiosas, e de seu tio Antônio Francisco Pombal, importante entalhador de Vila Rica.
Também conhecido como Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa nasceu em 29 de agosto de 1738, em Ouro Preto, e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do período colonial no Brasil. A origem de seu apelido se deve à uma doença que contraiu por volta de 1777.
Ganhou o apelido de Aleijadinho por volta dos 40 anos, quando passou a andar com dificuldade em conseqüência de doença degenerativa, que deformou e atrofiou seu corpo, desencadeando a perda progressiva do movimento dos dedos das mãos e dos pés.
Luz, cedro e pedra: esculturas de Aleijandinho fotografadas em Minas Gerais, 1945
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas.
Podemos apontar a importância de Aleijadinho para a história do Brasil pelo fato de que o mesmo foi um dos maiores artistas que o Brasil já teve, e mesmo com a sua condição social e física, o mesmo produziu incríveis obras do movimento artístico Barroco.