Como resultado da nossa pesquisa, podemos concluir que a Filosofia da Educação é de suma importância para a formação docente uma vez que a sua função será acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos, as possibilidades, legitimidades, os valores e os limites da ...
A importância da filosofia na formação do sujeito torna-se fundamental para na construção de desenvolvimento da criticidade, processo desencadeado a partir do pensar, refletir e agir. ... O estudo de filosofia é essencial por que não se pode pensar em nenhum homem que não seja solicitado a refletir e agir.
A cidadania constitui o exercício dos direitos civis e políticos que o individuo dispõe, juntamente com as prerrogativas sociais para salvaguardar seu bem mais valioso: a vida, segundo o pensamento de Rousseau e Marx.
Cidadania política - garantia de direitos à participação política (votar, ser votado, organização em sindicatos e movimentos sociais, etc.) ... Cidadania civil - garantia de direitos relativos á liberdade (liberdade de expressão, de locomoção, de credo e outras liberdades individuais)
Cidadania é a permissão atribuída a um cidadão para exercer os seus direitos e garantias de natureza civil, política e social. Exercer a cidadania é garantir que todos esses direitos sejam colocados em prática através do povo de uma determinada região. A palavra cidadania é do latim “civitas”, que significa cidades.
É relevante o entendimento de que a cidadania material abarca o conjunto de instrumentos formais assegurados na Constituição Federal de 1988 mediante sua efetividade pelo acesso à justiça. ... Cidadania entendida para além dos direitos políticos (votar e ser votado).
Cidadão é a pessoa física, nacional (nata ou naturalizada), no pleno exercício dos direitos políticos. ... Em outras palavras, não pode haver privação definitiva ou provisória de direitos políticos! Enfim, do ponto de vista jurídico, somente o nacional eleitor pode ser considerado “cidadão” no País.
Podemos entender que ser cidadão é: participar como agente atuante de uma sociedade. É não deixar se oprimir e nem subjugar, encarar o desafio de defender seus direitos na busca de uma sociedade mais igualitária. Ser cidadão não se resume a cobrar do governo o retorno pelos altos impostos.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Ser um bom cidadão significa compreender, apre- ciar e praticar aquelas coisas que fazem a vida me- lhor para você mesmo e para as outras pessoas. A prática correta da cidadania não se resume a fazer coisas aparentemente corretas, mas fazer aquilo que irá realmente ajudar os outros.
10 lições para ser um melhor cidadão brasileiro