A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula.
A clavícula por estar ligada à caixa torácica (por meio da articulação esternoclavicular) , não pode se mover o suficiente para acompanhar o movimento da escápula. Desta forma os ligamentos da articulação AC começam a se romper e a articulação começa a se separar.
Algumas pessoas acham que ter clavículas bem visíveis é um baita atrativo! Se é o seu caso, mas você ainda não tem essa parte tão acentuada, não se preocupe!...Método 2 de 3: Fazendo exercícios para perder peso e definir as clavículas
A clavícula pode ser imobilizada na posição "de oito" com uma tala ou um aparelho que mantenha os ombros para trás. Às vezes é necessário usar uma tipóia. Depois de 2 ou 3 semanas o médico poderá encaminhar o paciente para a fisioterapia. A recuperação pode levar de 6 a 12 semanas.
Veja abaixo como fazer alguns dos exercícios listados acima.
Com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares (10 vezes) na região acima da clavícula - popularmente chamada de "saboneteira". Deslize os dedos ou faça movimentos circulares suavemente pelo pescoço, de cima para baixo, em direção à clavícula (5 vezes).
Saboneteira é como é chamado o ossinho da clavícula. Segundo as criadoras da nova moda, conseguir acumular muitas moedas na "saboneteira" é um sinal do corpo ideal. No Brasil, muitas mulheres recorrem à maquiagem para embelezar essa parte do corpo.