Funções. O músculo peitoral maior é o mais importante músculo para a adução e anteversão da articulação do ombro, motivo pelo qual ele é conhecido entre os nadadores como músculo do “estilo peito (bruços)”.
A parede torácica é formada por todos os tecidos de revestimento e músculos dessa região.
Os músculos acessórios principais são o Esternocleidomastóideo, os Escalenos (Anterior, Médio e Posterior), o Peitoral Menor e o Serrátil Anterior./span>
Músculos inspiratórios: Os principais são diafragma, os músculos intercostais externos, M. Esternocleidomastóideo, Mm. Escalenos (anterior, médio e posterior). A função deles é produzir o aumento da caixa torácica.
O peito, mais corretamente denominado tórax, é a parte superior do tronco localizada entre o pescoço e o abdome. Consiste em vários componentes: Parede torácica.
A Respiração torácica (ou alta) é a que se realiza na parte superior dos pulmões. É o tipo de respiração que permite a entrada de menor quantidade de oxigênio, somente 10%./span>
O movimento correto de respiração deve envolver o diafragma. Para saber se você está fazendo isso certo inspire pelo nariz, sinto ao ar chegar aos pulmões e perceba o abdômen se movimentar. 2. Respirar corretamente reduz a ansiedade e os riscos de aumento da pressão arterial, depressão e diabetes./span>
Inspire e expire de forma lenta e profunda por alguns segundos. Em seguida, inspire e expire pelo nariz rapidamente, empurrando o ar com a força do abdômen. Repita sem parar durante um minuto, faça uma pausa de um minuto (respirando devagar) e repita essa sequência mais duas vezes. Depois, volte a respirar normalmente./span>
Alguns dos sinais e sintomas que podem ajudar a identificar uma pessoa que respira pela boca são:
A hiperventilação leva a baixos níveis de dióxido de carbono, eventualmente isto pode causar o estreitamento dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro. Esta redução no fornecimento de sangue leva a sintomas como tontura e formigamento nos dedos. A hiperventilação grave pode levar a perda da consciência.
Para reconhecer essa situação em um paciente, devemos ficar atentos aos sintomas, como:
A síndrome de hiperventilação é a dispneia e a taquipneia relacionadas com a ansiedade, acompanhada, com frequência, por sintomas sistêmicos. A síndrome de hiperventilação é comum em mulheres jovens, mas pode comprometer ambos os sexos em qualquer idade. Às vezes, é precipitada por eventos estressantes emocionais.
3. Aumentar excessivamente a frequência e a intensidade da respiração, geralmente por motivos emocionais ou fisiológicos (como excitação nervosa, ansiedade, asma, doenças do cérebro ou do sistema nervoso).
Quando uma pessoa está hiperventilando, é possível perceber que sua respiração está muito mais acelerada do que o normal ou ela respira muito mais profundamente do que o comum.
Hiperventilação é a condição que se estabelece quando a ventilação pulmonar é maior que a necessária para a eliminação de CO2. Em outros termos, é um acréscimo anormal da quantidade de ar que ventila os pulmões, seja pelo aumento da frequência ou da intensidade da respiração.