Os julgamentos de Salem, no Estado americano de Massachusetts, no século 17, são bem conhecidos em todo o mundo, mas a Europa foi na verdade palco de uma caça às bruxas incomparavelmente maior. Em Salem, 200 pessoas foram acusadas de bruxaria e 20 pessoas perderam a vida.
A cidade de Jerusalém está situada na extremidade de um planalto, na parte montanhosa no sul de Israel conhecida como Judeia. Está a leste da cidade de Tel Aviv e do Mar Mediterrâneo e a oste do Mar Morto.
O dia 19 de agosto de 1692 foi um dos ápices do famoso julgamento das Bruxas de Salem, o caso mais conhecido de caça às bruxas, que ocorreu naquele ano em uma pequena cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, numa colônia britânica puritana em que a Igreja comandava tudo.
Em 354 da era cristã, enquanto Tiberius Claudius era imperador, 45 homens e 85 mulheres, todos suspeitos de feitiçaria, foram executados. A caça às bruxas continuou até o final do século IV (301 - 400), quando o católicismo se tornou religião oficial do Império Romano na década de 390's.
Série de julgamentos e execuções na América colonial do século 17 mostrou até onde o fanatismo religioso pode chegar. O caso mais famoso de caça às bruxas aconteceu entre 1692 e 1693 nos EUA e levou mais de 150 pessoas para a cadeia, das quais 25 morreram.
Foi a caça às bruxas mais mortífera da história da América do Norte colonial, onde quatorze mulheres e dois homens foram executados em Massachusetts e Connecticut durante o século XVII. O episódio é um dos casos mais notórios de histeria em massa na América Colonial.
100 mil pessoas
As bruxas em geral são conhecidas como personagens típicos da Era Medieval, quando protagonizaram os casos mais incríveis de acusações e foram presença constante nos ritos de condenação às fogueiras. Mas a ideia de mulheres amaldiçoadas, relacionadas a poderes mágicos e malignos, é muito anterior à Idade Média.
Na Idade Média, as bruxas eram acusadas de falsear o controle divino, manipulando ervas e curando doenças, pois ninguém poderia mudar o curso divino das coisas se não fosse Deus. Juntamente com essa acusação, as bruxas eram acusadas de fazerem pactos demoníacos e realizarem coisas sobrenaturais, como voar pelos ares.
Lista de pessoas executadas por acusação de bruxaria
Cerca de oitenta pessoas foram acusadas de práticas de bruxaria em uma caça às bruxas que durou de 1648 a 1663 na Nova Inglaterra, com treze mulheres e dois homens sendo executados. O julgamento das Bruxas de Salém, em 1692 - o caso do tipo mais conhecido nos Estados Unidos - resultou na execução de 19 pessoas.
Ela teve duas versões: a medieval, nos séculos XIII e XIV, e a feroz Inquisição moderna, concentrada em Portugal e Espanha, que durou do século XV ao XIX.
García Cárcel estima que o número total de pessoas julgadas por tribunais inquisitoriais ao longo da sua história foi de aproximadamente 150 mil, dos quais cerca de três mil foram executadas - cerca de dois por cento do número de pessoas que foram a julgamento.
Lista de guerras por número de mortos superior a 10 milhões
As Cruzadas foram guerras incentivadas pela Igreja Católica, que aconteceram na Europa Ocidental. Tinham como alvo principal retomar a Palestina e Jerusalém, tirando as cidades do domínio muçulmano. Foram nove Cruzadas oficiais, que aconteceram entre os séculos XI e XIII, período da Idade Média, na Europa.