O seminário é um gênero textual oral, em que um tema é exposto através de recursos argumentativos. Para que seja bem-sucedido, é importante ter planejamento. O seminário é um dos componentes dos gêneros orais, entretanto, não deve ser entendido como uma simples exposição de um tema.
O ouvinte apenas observa as palestras do seminário, não recebe certificado, como acontece com quem é participante. Um ouvinte no gênero seminário pode apenas visualizar as apresentações daquele evento, não recebe qualquer certificado de participação.
Como é o perfil dos interlocutores do gênero textual seminário: A. Locutor: órgãos públicos ou privados; destinatário: público em geral. B. Locutor: estudantes ou profissionais de determinada área; destinatário: professor e alunos ou profissionais da mesma área.
Verificado por especialistas Assim sendo, o perfil dos interlocutores compreende a conhecer e compreender o seu público - alvo. Nesse sentido, o suporte pode ser analisado como os meios de comunicação, por exemplo: jornais e revistas. Nesse contexto, o tema em sua grade suma apresenta assuntos polêmicos.
O interlocutor: O objetivo de toda comunicação é a busca pelo sentido, ou seja, precisa haver entendimento entre os interlocutores, caso contrário, não é possível dizer que houve comunicação. Por isso, considerar o interlocutor é fundamental.
Intenção comunicativa é a consciência e compreensão de que você pode influenciar seu ambiente e atingir resultados através da comunicação – por exemplo, se você chora, alguém virá te ajudar; se você produz sons, vai atrair a atenção daqueles que estiverem ao seu redor.
O locutor de um determinado texto é o autor,pois é o autor que transmite a mensagem para o locutário (o leitor).
Dessa forma, as marcas de interlocução são recursos utilizados na produção textual que visam a certificar que o emissor do texto sabe a quem vai dirigi-lo.