O gesso consiste no sulfato de cálcio hemihidratado, com fórmula química CaSO4. 0,5H2O. A produção de gesso natural acontece basicamente em quatro etapas: extração do gipso; preparação para calcinação; calcinação e seleção.
A recomendação da necessidade de gessagem (NG) usual é aplicar 25% da quantidade recomendada de calcário. Por exemplo: com base nos dados da análise do solo foi recomendada a aplicação de 3 t/ha para ser incorporado na camada de 0-20 cm.
A composição química do gesso agrícola é de 16% a 20% de cálcio, 13% a 16% de enxofre, além de outros nutrientes que podem estar presentes como: boro, cobre, fósforo e zinco.
O gesso é obtido por meio da calcinação (decomposição a quente) da gipsita. Nessa reação, o mineral, cuja fórmula é CaSO4 2H2O (sulfato de cálcio bi-hidratado) perde uma molécula e meia de água, transformando-se em gesso, cuja fórmula é CaSO4 ½ H2O (sulfato de cálcio semi-hidratado).
O gesso consiste no sulfato de cálcio hemihidratado, com fórmula química CaSO4. 0,5H2O. A produção de gesso natural acontece basicamente em quatro etapas: extração do gipso; preparação para calcinação; calcinação e seleção. ... A calcinação é o processo térmico pelo qual a gipsita é desidratada.
A cal hidratada é um material aglomerante que confere mais plasticidade e trabalhabilidade às argamassas. Em argamassas de assentamento e revestimento de alvenarias, ela aumenta o poder de retenção de água da argamassa, evitando destacamentos entre argamassa e os componentes da alvenaria.
Boas propriedades térmicas e acústicas, sendo um excelente isolante contra propagação de fogo; Boa aderência à alvenaria e concreto, podendo ser utilizado como revestimento de paredes de alvenaria sem necessidade de aplicação de chapisco que é necessário para as argamassas convencionais.
Elevada durabilidade e resistência aos agentes agressivos: argamassas são produtos minerais, o que lhes confere grande estabilidade química frente a quase todos os agentes agressivos comuns; além disso, praticamente não sofrem degradação quando expostas aos raios solares.
Devido as suas características e propriedades, o gesso possui diversas aplicabilidades na construção civil como: revestimentos de paredes e tetos, revestimento para decoração de interiores, forros de placas, matéria prima para painéis termo-acústicos, fechamento com blocos leves, para paredes internas, construção de ...
Materiais de Construção I Aglomerantes. Material ligante, geralmente pulverulento, que promove a união entre os grãos dos agregados. Os aglomerantes são utilizados na obtenção de pastas, argamassas, e concretos.
Aplicação na superfície Molhe as paredes antes de aplicar a massa e, no teto faça a aplicação com um desempenadeira de PVC em movimentos de vai e vem. Em seguida comece a aplicação nas paredes, sempre de cima para baixo. Tome cuidado com a espessura, ela deve ficar entre 1 e 3mm.
Deixa a massa em repouso de 8 a 10 minutos até que o pó dissolva; Misturar parte da massa e deixar o restante em repouso na masseira; Deixar a mistura repousar mais um pouco para a indução da pasta; Observar a consistência da pasta e, se estiver homogênea e sem caroços, o gesso está pronto para ser usado.
Como Emassar Parede Com Rolo