Fossa das Marianas
No oceano, o ponto mais profundo é o Challenger Deep, na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, com quase 11 km mil abaixo do nível do mar.
Resposta. Resposta: Fossa das Marianas encontrada na fronteira convergente entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas.
Mar Mediterrâneo
Oceanos - Antártico, Ártico, Atlântico, Pacífico e Índico
a Ásia
Os mares são classificados em: mares abertos, mares interiores e mares fechados; organizados de acordo com a sua disposição no espaço e suas características geográficas. Mares abertos: são mares ligados com oceanos vizinhos. Mares interiores: são mares ligados com oceanos vizinhos por meio de estreitos.
Resposta. Resposta: Porque é usado para o comércio de produtos entre a Europa e a América, principalmente a do Norte.
Cerca de 90% do oceano ainda não foi mapeado e conhecemos apenas 1/3 da biodiversidade marinha. Walter Smith, geofísico da Agência Americana Ocêanica e Atmosférica (NOAA), apresentou um estudo que estimou as dimensões do esforço que seria necessário para mapear todo o oceano além dos 500 metros de profundidade.
Atualmente conhece-se menos de 10% do relevo dos fundos marinhos além dos 200 metros de profundidade, segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OHI). Cerca de dois terços da superfície do planeta são cobertos por água.
De todo o oceano, os locais mais profundos são os menos conhecidos. Apesar de 60% da superfície terrestre estarem cobertos por mares com mais 1,6 km de profundidade, somente algumas criaturas marítimas conseguem mergulhar tão fundo. Nos mares mais translúcidos, a luz penetra até à profundidade de 1km.