Por “Corrida Armamentista” entende-se um fenômeno característico do período da Guerra Fria, que pode ser definido pela concorrência entre as grandes superpotências político-militares da época, Estados Unidos e União Soviética, pela construção do arsenal bélico, ou da arma mais tecnologicamente sofisticada e com mais ...
Sarajevo, 28 de junho de 1914: um atentado torna-se o estopim da Grande Guerra. O herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa, Sofia, a duquesa de Hohenberg, por um jovem nacionalista sérvio, Gavrilo Princip, integrante do grupo separatista Mão Negra.
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Sarajevo (Bósnia-Herzegovina). ... O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra á sérvia.
Considera-se que a Guerra Fria iniciou-se por meio de um discurso realizado por Harry Truman, no Congresso americano, em 1947. Nesse discurso, o presidente americano solicitava verba para combater o avanço do comunismo na Europa e alegava que era papel do governo americano combater o avanço da influência soviética.
Resposta. A guerra fria acabou com a queda do muro de berlim, não se houve vencedores mais como a URSS estava em crise e com a substituição do socialismo da alemanha oriental pelo capitalismo da alemanha ocidental se diz que os EUA venceram mais na verdade não houve vencedores.
Contexto da Guerra Fria Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os exércitos das duas potências vencedoras da guerra, os Estados Unidos e a União Soviética, ocuparam a Europa. ... A Europa Ocidental, a América Central e América do Sul sob influência cultural, ideológica e econômica dos Estados Unidos, aderiram ao capitalismo.
Muitos analistas acreditam que a vitória do capitalismo não pode ser entendida como uma derrota definitiva do socialismo. Para esses analistas, o que acabou foi o tipo de socialismo implantado na União Soviética e no leste europeu, que seria, na verdade, um "capitalismo de Estado", uma distorção dos ideais socialistas.
A guerra terminou com a vitória dos Aliados e a derrota da Alemanha e do Japão em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.
Uma trégua foi assinada em 27 de julho de 1953. Essa trégua deu fim ao conflito, apesar de as duas nações nunca terem assinado um acordo de paz que colocasse um fim oficial na guerra. Passados mais de 60 anos desde a guerra, a relação entre as Coreias ainda é bastante tensa.
25 de junho de 1950 – 27 de julho de 1953
A história da divisão das duas Coreias remonta ao fim da Segunda Guerra Mundial. Desde 1910, o território era ocupado pelos japoneses, que se renderam após a explosão das bombas atômicas. Com a derrota, a Coreia foi dividida entre soviéticos e americanos, exatamente no paralelo 38.
Coreia
10 de agosto de 1945 – 17 de agosto de 1945
25 de junho de 1950 – 27 de julho de 1953
A Guerra da Coreia foi um conflito armado que aconteceu entre 1950 e 1953 entre a República da Coreia, ou Coreia do Sul, e a República Popular Democrática da Coreia, ou Coreia do Norte.
118.
Inserida no contexto da Guerra Fria, a Guerra da Coreia representou a confrontação entre URSS e EUA, criando o receio de uma terceira guerra mundial. A Guerra da Coreia, conflito que ocorreu na Península da Coreia entre os anos de 1950 e 1953, configurou-se como um dos momentos mais críticos da Guerra Fria.
37.