2.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Rio São Francisco possui 168 afluentes, como o Rio das Velhas, Rio Corrente, Rio Paracatu, Rio Abaeté, Rio Jequitaí, Rio Pajeú, entre outros. Os principais rios afluentes localizam-se à margem esquerda do Alto São Francisco e Médio São Francisco.
Oceano Atlântico
O rio São Francisco é navegável em 1 371 quilômetros, entre Pirapora e Juazeiro / Petrolina, para a profundidade de projeto de 1,5 metros, quando da ocorrência do período crítico de estiagem (agosto a novembro).
A Bacia do Rio São Francisco é uma bacia cujo rio principal é o rio São Francisco. Esse território abrange a região Nordeste (62,5%), a região Sudeste (36,8%) e a região Centro-Oeste (0,7%). Sua área de drenagem corresponde à aproximadamente 641.
Popularmente conhecido como Velho Chico, é o maior rio localizado totalmente no Brasil, essencial para o Nordeste e também para o restante do país, além de ser um dos mais importantes cursos d'água da América do Sul.
A vitivinicultura é uma das principais atividades econômicas atualmente no Vale do São Francisco.
Predomina vegetação de caatinga, que abrange cerca de 1,0 milhão de km2 e com sucessão indicativa de processo de degradação ambiental. A zona definida como semi-árida, divide-se em áreas naturais chamadas de: caatinga, sertão, seridó, carrasco, cariris velhos, curimataú e a parte norte do Estado de Minas Gerais.
Os principais produtos agrícolas são uva, manga, melão e cebola entres outras culturas de menos destaque, essas são consideradas de importância econômica pois gera renda e para muitas pessoas em período de safra, a manga e a uva tem um destaque maior pois elas são exportadas para Europa, Estados Unidos e Japão, com ...
Dentre os principais alimentos cultivados em Petrolina-PE (localizada no Vale do São Francisco), podemos destacar: