O Planejamento Estratégico guia todas as tomadas de decisão, mostra para onde ir e para onde não ir, enquanto o Orçamento analisa as suas diretrizes para financiar processos e ações em curto prazo.
Também conhecido como Assessor de Investimentos, o planejador financeiro é um profissional com diversas habilidades financeiras. Quando contratado, ele fica responsável por auxiliar seus clientes a se organizarem melhor a partir de uma reestruturação em sua área financeira.
Costumamos dizer que o orçamento empresarial é a tradução do planejamento estratégico em números e que com ele é possível estabelecer metas da forma mais precisa possível, estimando como se espera que transcorram os negócios da empresa e proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura.
O orçamento da empresa tem um impacto forte no planejamento estratégico, já que propicia ao gestor uma melhor elaboração e controle de resultados financeiros nos mais diversos segmentos. Desta forma, o planejamento estratégico de um negócio não pode ser feito sem uma boa construção e análise do orçamento.
Para Hoji e Silva (2010), o orçamento de vendas deve ser o primeiro orçamento a ser elaborado e possui a finalidade de determinar a quantidade e valor total dos produtos a vender (sem impostos). O orçamento de vendas constitui um plano de vendas futuras da empresa, para determinado período de tempo.
O orçamento familiar serve para que cada um dos componentes da família consiga concretizar seu sonhos assim como realizar os sonhos em comum a todos. Contudo, de nada adianta ter um bom orçamento doméstico (ou seja, dinheiro entrando) se não houver um bom planejamento familiar para as finanças.
Elaborar o orçamento familiar exige disciplina, desta forma, extremamente importante para lidar melhor com a vida financeira dentro de casa. É um instrumento para desenvolver e incorporar novos hábitos à rotina, porém, ainda, representa uma alternativa para gerenciar o seu patrimônio.
Ciente de sua importância, vejamos quais são os 5 passos que Justine Grey recomenda para construir um orçamento empresarial mensal:
Planejamento financeiro: cinco passos para começar o seu
A regra dos é muito simples. Basta dividir suas despesas em três grandes categorias e separar para cada uma delas uma parcela da sua renda: 50% para gastos essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para despesas relacionadas ao estilo de vida.
Como organizar e pagar suas dívidas?
Dicas para organizar as contas A primeira coisa a fazer é listar todas as suas contas. Você pode utilizar uma planilha colocando o dia do vencimento, a descrição e o valor. Coloque ainda uma terceira coluna com o total dos valores a pagar. Desta forma, é possível ter uma visão geral das despesas já programadas.